Empreendendo na carreira profissional e futuro da Contabilidade são temas de palestras na sede e em Taboão

Postado em 28/08/2019.

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP promoveu na noite desta terça-feira, dia 27 de agosto, palestras na sede sobre “Empreendendo na carreira profissional em tempos de mudanças na área das relações trabalhistas”, e em Taboão da Serra com o tema "Qual o futuro da contabilidade?".

A primeira temática foi conduzida pelo Grupo de Tributos e Obrigações do Sindicato e explanada pela advogada atuante na área das relações trabalhistas Camila Cruz. Já o segundo tema aconteceu na Faculdade Anhanguera, de Taboão da Serra, e foi promovido pelo Centro de Estudos da cidade, que contou com a apresentação de Dante Barini Filho, professor e diretor Industrial da Brinquedos Estrela.

Camila Cruz, em sua apresentação, fez um panorama geral sobre as transformações entre o mundo analógico e o mundo digital, anos 80 – Era do papel e século XXI – Era digital, a transparência fiscal como um comportamento da empresa e conduta empresarial, além dos desafios e oportunidades com todo esse aparato tecnológico e mudanças na área das relações trabalhistas “Empreender em sua carreira é ir além do tradicional, é analisar, escolher, refletir, tomar iniciativas, perseverar e agir. Planeje o seu desenvolvimento profissional com cuidado, tenha uma atitude dinâmica e empreendedora, pois quando estamos motivados conseguimos transformar ideais em ações”, frisou ela, ao deixar como dica a necessidade de sempre ter um plano B. “A iniciativa pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de seu projeto”.

Já Barini falou para profissionais e estudantes da Faculdade Anhanguera, explicando sobre as mudanças do Sistema Público de Escrituração Digital, responsabilidades das informações, assinatura digital e atuação do fisco, bem como as recentes alterações. “O intuito é mostrar a vocês a ampla visão que a contabilidade tem, além das mudanças que acontecem constantemente e a evolução da nossa profissão que está caminhando para novos tempos, passando de digital para inteligência artificial. Os profissionais contábeis precisam entender a disruptura da contabilidade”, explicou.

Marina Kazue Tanoue Suzuki, diretora do Sindcont-SP e coordenadora do Grupo de Tributos e Obrigações, mediou a palestra na sede. Já na Faculdade Anhanguera, a atividade foi mediada pelo diretor Cultural, Claudinei Tonon, com a participação dos membros do Centro de Estudos de Taboão, Alexandre da Rocha Romão, João Antunes Alencar e José Antonio Santos de Mello.

Texto: Renato Ricarte
Fotos: Renato Ricarte/Sindcont-SP