Marta Pelucio fala sobre IFRS para PME em palestra comemorativa no Sindcont-SP

Postado em 30/08/2019.

Em mais uma palestra comemorativa em alusão aos 100 anos do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, cerca de 150 pessoas entre associados, profissionais e estudantes acompanharam no dia 29 de agosto, um debate sobre a evolução e as perspectivas da regulação contábil internacional para pequenas e médias empresas.

A atividade foi ministrada por Marta Cristina Pelucio Grecco, doutora em Administração de Empresas, graduada em Ciências Contábeis com mestrado em Controladoria e Contabilidade e presidente da Regional São Paulo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac.

O tema foi explanado na sede do Sindicato, com o objetivo de  debater a evolução da regulação contábil internacional aplicável às pequenas e médias empresas, bem como apresentar as perspectivas futuras dessa regulação face às alterações das IFRS completas.

Ao fazer uma contextualização da implantação das normas internacionais e explicar sobre os órgãos reguladores tanto no Brasil como no mundo, o tema foi divulgado em 2009, mas, segundo Marta, apenas no ano de 2017 começou a vigorar. “Embora o IASB incentive a adoção das IFRS, apenas as autoridades regionais ou locais de cada geografia ou país e os reguladores de mercados financeiros, têm a autoridade de impor a sua utilização”, explicou.

Utilizando-se de pesquisas e artigos relacionados ao tema, Marta Pelucio comentou com os profissionais que um dos principais desafios na aplicação das IFRS era deixa-la com uma linguagem universal, já que, devido ao seu caráter flexível, elas acabam por ser uma língua global com vários dialetos. “As IFRS acabaram se tornando uma linguagem única e global, se tornando, por exemplo, uma espécie de normas bíblicas na contabilidade, algo em comum que consegue ter uma harmonização que buscamos”, disse ela, ao citar ainda que todo esse processo de adaptação e alterações requer uma mudança cultural muito forte.

A apresentação da noite contou com a participação dos alunos do Centro Paula Souza – ETEC de Itaquera. A mediação da palestra foi feita pelo diretor Cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon. O presidente da Academia Paulista de Contabilidade - APC, Domingos Orestes Chiomento, foi convidado para entregar um certificado de partipação a palestrante Marta Pelucio, que ainda foi presenteada pelo diretor Social do Sindcont-SP, José Roberto Soares dos Anjos, que representou toda diretoria do Sindicato.

Texto: Renato Ricarte
Fotos: Renato Ricarte