Notícias

Diretor Social do Sindcont-SP participa da primeira reunião da Frepem na Fiesp

Postado em 30/08/2019.

 

O diretor Social do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, José Roberto Soares dos Anjos, participou da primeira reunião do Grupo de Trabalho da Frente Parlamentar de Empreendedorismo – Frepem realizada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, na tarde da última quinta feira (29). O objetivo do evento foi discutir o desenvolvimento da indústria 4.0.

No encontro, os participantes apresentaram as ações de cada indústria que atua em São Paulo e propuseram novas soluções.

Em sua apresentação, José Roberto agradeceu ao convite e falou sobre a importância do evento. “Estive nas duas reuniões que ocorreram na Assembleia Legislativa e agradeço à Frente Parlamentar pela realização desta discussão, que é de extrema importância para a economia do País”.

A atividade foi ministrada pelo consultor da Frepem, Silverio Crestana; pelo gerente do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia da Fiesp, Renato Corona; e pelo diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera Fiesp, Ciro Bueno.

Na ocasião, os especialistas apresentaram uma análise SWOT demonstrando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para implementação das indústrias 4.0.

Além disso, foram discutidos os grupos de trabalho e seus seis temas prioritários, que são: a formação de pessoas, que se caracteriza pelo desenvolvimento de competências e na requalificação profissional; o desenvolvimento tecnológico e inovação, que se refere a estimulo ao P&D e o desenvolvimento de fornecedores e no mapeamento de áreas tecnológicas e tendências; o empreendedorismo 4.0, que é referente à identificação de oportunidades deadensamento de cadeia de valor e no desenvolvimento de startups; a extensão, que diz respeito à consultoria e capacitação profissional; o ambiente; e por último o fomento, responsável em definir as políticas públicas que incentivam o investimento da indústria 4.0 e da compra pública de bens e serviços.

Foram abordadas também as linhas de atuação referentes à governança e quais serão os próximos passos para aimplementação.

Após as explicações, foi aberto um espaço para debate entre os convidados, que mostraram como suas empresas ou entidades estavam trabalhando para colocar em prática os conceitos trabalhados na reunião, e como o projeto poderia ser melhorado.

Para finalizar o espaço aberto ao público, José Roberto, representando o Sindcont-SP, deixou sua contribuição para o assunto alertando que é necessário desburocratizar os processos para que a implementação ou as melhorias dos serviços ocorram de maneira rápida e eficaz.

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Sarah Saliba
Fotos: Sarah Saliba
Edição: Katherine Coutinho

De León Comunicações