Notícias

Operações realizadas com criptoativos devem ser informadas à Receita até o dia 30

Postado em 04/09/2019.

É importante lembrar que este mês passa a ser obrigatório o repasse de informações sobre as operações realizadas com criptoativos. O envio destes dados à Receita Federal deverá ser feito até o dia 30 de setembro. 

Para isso, o contador deve preencher um formulário online, ou fazê-lo por intermédio da entrega de arquivo de dados, de acordo com leiaute especificado no Ato Declaratório Copes nº 5, de 30 de agosto de 2019. 

Segundo a Receita Federal, foram disponibilizadas, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), funcionalidades que permitem às pessoas físicas, às pessoas jurídicas e às exchanges o cumprimento da obrigação.

É importante lembrar que a periodicidade de entrega é mensal, relativas às operações realizadas no mês antecedente. 

Devem entregar as informações: 

a) Exchanges nacionais: Exchanges são pessoas jurídicas que oferecem serviços referentes a operações realizadas com criptoativos, inclusive intermediação, negociação ou custódia. 

b) Pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas no Brasil que não utilizaram exchanges ou que utilizaram exchanges sediadas no exterior, desde que o valor mensal das operações tenha ultrapassado R$ 30 mil. 

Entre as informações a serem enviadas, destacam-se a identificação dos titulares da operação, o valor da transação em reais, a quantidade de criptoativos comercializada e a data da operação. 

As funcionalidades recém disponibilizadas no e-CAC podem ser acessadas seguindo os seguintes passos: 

1 - Acessar o e-CAC

2 - Escolher "Cobrança e Fiscalização"

3 - Escolher "Obrigação Acessória - Formulários online e Arquivo de Dados" 

A Instrução Normativa, os leiautes e o manual de preenchimento podem ser encontrados no link: http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/criptoativos

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Com informações da Receita Federal
Fotos:
Edição: Katherine Coutinho

De León Comunicações