Edna Magda Ferreira Goes: o Sindcont-SP me apoiou na busca por conhecimento

Postado em 04/09/2019.

Dando continuidade às celebrações do centenário do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, hoje trazemos a história de Edna Magda Ferreira Goes, profissional com uma relação importante com a Entidade.

Edna conheceu o Sindicato em um momento de dificuldade e encontrou ali o apoio do qual precisava para superá-lo. “Em 1992, eu estava desempregada quando encontrei uma colega de profissão que estava precisando de alguém que pudesse lhe ajudar em alguns trabalhos do escritório. Então ela me ofereceu a oportunidade de trabalhar como freelancer. Eu não conhecia a rotina de um escritório contábil, porque até então só havia trabalhado em empresas privadas, então para mim foi um desafio. Fui ao seu escritório durante cerca de um ano e meio, adquirindo conhecimentos acerca de como funcionava um escritório contábil”, relata a profissional.

Segundo Edna, o mais interessante que é que sua amiga usava a estrutura do Sindcont-SP para fazer aberturas e encerramentos de empresas, bem como homologações. Como ela era quem fazia este trabalho, conheceu a Entidade. “Foi nesta época em que comecei a frequentar as reuniões da Entidade e encontrei nosso saudoso Sebastião Gonçalves e Jair Gomes de Araujo, que me convidaram a continuar frequentando. Me contaram que ali eu poderia adquirir muitos conhecimentos. Então não pensei muito, fiz logo minha inscrição e comecei a visita-lo todas as quartas-feiras”.

Desde então, a Entidade tem contribuído para o seu crescimento profissional dentro da Contabilidade, sempre ministrando cursos, palestras, centro de estudos, buscando temas atualizados, com muita troca de experiências. Isso fora a integração e a amizade com os profissionais.

Assim, a contadora, que é pós-graduada em Controladoria, foi diretora suplente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo nas gestões 2005-2007, 2008-2010, 2011-2013, 2014-2016 e 2017-2019. Além disso, foi presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis CEDFC na gestão 2007.

Para os próximos anos, Edna acredita que haverá muitos desafios. “Sabemos que, com a Reforma Trabalhista, não vai ser fácil para os sindicatos em geral sobreviverem, mas com os trabalhos que a nossa diretoria está realizando, visitando universidades, convidando estudantes e jovens profissionais para conhecerem a Entidade e utilizarem os benefícios oferecidos por nós, tenho certeza que vamos nos fortalecer”, enfatizou a contadora.

Fotos: Arquivo Sindcont-SP