Notícias

Mensário do Contabilista de setembro está no ar!

Postado em 10/09/2019.

Para quem busca por informações relevantes para a Contabilidade, e de forma gratuita, temos uma boa notícia: o Mensário do Contabilista de setembro já está no ar! Confira na íntegra aqui. 

Nesta edição, lembramos que a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – DITR deve ser entregue até o dia 30 deste mês e damos dicas para identificar se o seu cliente está entre aqueles obrigados a fazer este envio. 

Além disso, alertamos que as empresas do 3º Grupo da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais - EFD-Reinf, que são as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas, exceto os empregadores domésticos – que têm menos de três meses para preparar a entrega desta obrigação acessória. O prazo tem início no dia 10 de janeiro de 2020. 

Vale lembrar que esta obrigação estava prevista para começar a valer em julho último, mas a Receita Federal do Brasil - RFB, por meio da Instrução Normativa nº 1.900, publicada no Diário Oficial da União de 19 de julho, estabeleceu que a entrega do documento terá início em janeiro próximo. 

Outros temas abordados no Mensário do Contabilista de setembro são as criptomoedas e a tecnologia blockchain, que a cada dia vêm se tornando mais conhecida e popular. Inclusive, empresas de diversos segmentos, além do financeiro, já estão apostando neste recurso nas áreas da saúde, agronegócio, entre outras. Neste sentido, especialistas ouvidos na reportagem de capa da Revista Mensário do Contabilista explicarão se crimes podem ser praticados com a tecnologia blockchain e o papel do Contador no combate a fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro quando o assunto é criptomoedas. 

Esta edição trata também da recente medida da Secretaria da Fazenda e Planejamento

do Estado de São Paulo que pegou de surpresa 1,1 mil estabelecimentos paulistas, ao notificá-los pela falta de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços - ICMS na venda de pescados e frutos do mar, entre janeiro de 2015 a março de 2018. 

Ainda ouvimos o secretário Municipal da Fazenda de São Paulo, Philippe Duchateau, executivo com mais de 10 anos de experiência nas funções de planejamento, pesquisa econômica e de mercado, gestão de estratégia e financeira, e que assumiu a Secretaria

em dezembro de 2018. O especialista explica a relação da Contabilidade com o fisco de São Paulo. 

Nossa revista ainda destaca o artigo “Openbook Accounting: uma estratégia de sucesso dos negócios contábeis”, assinado por Ieda Zavatieri, contadora, mestra, em Ciências Contábeis e designer. Na matéria, ela explica o que isso representa para a Contabilidade, e de que forma gera impacto positivo na criatividade e inovação.

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Katherine Coutinho
Fotos:
Edição: Lenilde De León

De León Comunicações