Sindcont-SP comemora 96 anos de atuação em prol da classe contábil

Postado em 14/07/2015.

Primeira entidade contábil instalada no Estado de São Paulo, em 19 de julho de 1919, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP comemora 96 anos de lutas, desafios e grandes conquistas por melhores condições para o exercício da profissão contábil. A solenidade será realizada na próxima segunda-feira, 20 de julho de 2015, às 19 horas, na sede da entidade, localizada na Praça Ramos de Azevedo, 202, em São Paulo, com a entrega de homenagens e a presença de reconhecidos profissionais do segmento, empresários, lideranças das entidades de classe e autoridades políticas.

Na ocasião, será entregue o título de "Contabilista Emérito 2015", uma das maiores honrarias concedidas pelo Sindcont-SP, ao auditor contábil e presidente da BDO no Brasil, Raul Corrêa da Silva, em reconhecimento à sua trajetória de mais de 40 anos dedicados à carreira na contabilidade.

"Nas mais de nove décadas de atuação, o Sindcont-SP tem atuado com foco nas reais necessidades da classe contábil, propiciando as condições adequadas para o exercício da profissão e a valorização desses profissionais, fundamentais para garantir a transparência das informações contábeis das empresas e entidades públicas e privadas no País", ressalta o presidente do Sindcont-SP, Jair Gomes de Araújo.

História

Fruto da união e determinação de onze jovens contabilistas que, em 19 de julho de 1919, fundaram o Instituto Paulista de Contabilidade - IPC, o Sindcont-SP surgiu a partir da unificação das bases desta entidade e do Sindicato dos Contadores de São Paulo, grupo que havia sido criado em 1932.

Atualmente com uma base composta por mais de 80 mil associados e filiados que atuam em 20 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o Sindcont-SP atua em defesa da profissão, levando os principais pleitos da classe aos órgãos governamentais como a Receita Federal do Brasil - RFB, Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, entre outros.

A entidade também atua intensamente para promover a educação profissional continuada, por meio da realização de palestras, cursos e eventos sobre temas atuais e relevantes ao dia a dia dos contabilistas, bem como através dos debates promovidos pelo Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis - CEDFC. Oferece ainda assessoramento jurídico e diversos convênios e parcerias firmadas com estabelecimentos, para garantir melhor qualidade de atuação profissional e de vida aos associados e filiados.

Texto: Paloma Minke