Cursos de Ciências Contábeis: saiba mais! Fecap

Postado em 10/11/2015.

Prosseguindo com a série de matérias que tem o intuito de apresentar os cursos de Ciências Contábeis ofertados na cidade de São Paulo e na sua região metropolitana, esta semana trataremos da tradicional Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap.

De acordo com Ronaldo Fróes de Carvalho, pró-reitor de graduação e coordenador de Ciências Contábeis da instituição, a instituição é pioneira no ensino da Contabilidade no Brasil. “Desde 1902, com o curso técnico em Contabilidade, a entidade oferece cursos na área de negócios. Na década de 1940, com a regulamentação da profissão, a Fecap passou a oferecer, também, o curso superior em Ciências Contábeis”, contou.

A ideia de implantar o curso de Ciências Contábeis na instituição surgiu de forma natural, dado o pioneirismo da Fecap, além do fato de esta ser uma profissão excelente e necessária para o desenvolvimento do País, até os dias atuais.

Carvalho explicou que a graduação em Ciências Contábeis tem foco na formação do cidadão, mas principalmente na formação técnica, com destaque para as áreas de Contabilidade Societária (absolutamente atualizada em relação às IFRS e CPCs), de Contabilidade Tributária e Controladoria e Finanças.

E a procura tem crescido no decorrer dos anos. “Notamos, após uma baixa no final da década de 1990 (talvez porque àquela época o curso era de cinco anos) um aumento considerável na procura e na oferta de cursos nos últimos anos, motivados pelo amadurecimento da profissão e pelas recentes mudanças internacionais”. Esse aumento ocorreu também nos cursos de extensão e pós-graduação.

Fotos: Divulgação