Sindcont-SP

Sindcont-SP promove a 4ª Semana Paulista da Contabilidade

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP realizará, entre os dias 18 e 23 de setembro de 2015, a 4ª Semana Paulista da Contabilidade. Trata-se de um grande evento técnico e sociocultural que contará com a participação de renomados conferencistas brasileiros e destacará a relevância e a excelência da Contabilidade. Com o tema Contabilidade: Construindo o Futuro, a Entidade espera receber mais de mil pessoas entre Profissionais da Contabilidade, docentes e estudantes de Ciências Contábeis interessados em participar de palestras e painéis, atividades socioculturais e também da cerimônia comemorativa ao 66º aniversário de seu Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC.

“A 4ª Semana Paulista da Contabilidade oferecerá ao público o contato com os conhecimentos e com as discussões mais complexas e atuais da área contábil, a fim de incentivar seu envolvimento e análise quanto ao futuro da profissão, seja para as empresas, para o ensino e também para a sociedade”, destaca Jair Gomes de Araújo, Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

O primeiro dia de atividades da 4ª Semana Paulista da Contabilidade, 18 de setembro, sexta-feira, será dedicado a estudantes de Ciências Contábeis. Na data, o público conhecerá melhor as Entidades Contábeis Congraçadas do Estado de São Paulo, por meio de uma palestra em que representantes das instituições as apresentarão, bem como a atuação e os benefícios de cada uma delas. Além de Jair Gomes de Araújo, participarão da atividade Gildo Freire de Araújo, vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC SP, José de Souza, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Sergio Antonio Dias da Silva, presidente do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional, Terezinha Annéia, vice-presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP, e representantes de outras entidades contábeis do Estado de São Paulo. Ainda para os Profissionais da Contabilidade em formação, Elionor Farah Jreige Weffort, doutora em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP e docente do programa de mestrado da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap, ministrará a palestra “Adoção das IFRS: Escolhas Contábeis, Gerenciamento de Resultados e Fraudes”, em que será tratará, entre outros, da qualidade da informação contábil.

Em 19 de setembro, sábado, a programação do evento terá como foco docentes de Ciências Contábeis, coordenadores de curso e reitores. Na data será realizada atividade sobre a Educação Contábil no Mundo, comandada por Edgard Cornacchione, doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP, onde leciona, e Ph.D em Human Resource Education pela University of Illinois of Urbana-Champaign, com a participação dos docentes estrangeiros Alan Sangster, professor doutor na Universidade de Griffith, na Austrália, Ervin Black, professor doutor na Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, e Isabel Costa Lourenço, professora doutora associada do Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-IUL.

No domingo, dia 20 de setembro, será promovido um evento sociocultural para Profissionais da Contabilidade associados à Entidade e convidados. Com temática brasileira, a atividade proporcionará ao público uma apresentação de samba, que será acompanhada por um típico almoço do País, com feijoada.

Em 21 e 22 de setembro, segunda e terça-feira, respectivamente, a programação da 4ª Semana Paulista da Contabilidade será dirigida aos Profissionais da Contabilidade. Na segunda-feira, duas atividades serão promovidas. A primeira delas será a palestra “Pressupostos da Convergência Contábil”, ministrada por Nelson Carvalho, doutor em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP e docente na mesma instituição de ensino. Na sequência, Alex Mussoi Ribeiro, professor adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG, apresentará o “Poder discricionário do gestor e comparabilidade dos relatórios financeiros: uma análise dos efeitos da convergência do Brasil às IFRS”, pesquisa que desenvolveu para obtenção do título de doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo – USP e de grande repercussão na área acadêmica.

Em 22 de setembro, uma mesa redonda com Eduardo Ciro Leite Junior, controller da Unidas, Marcio Bologna, controller corporativo da Natura, e Ricardo Helfer, diretor de Planejamento e Controladoria da Totvs, profissionais com importantes experiências de mercado, tratará do tema Contabilidade Objetiva, com o intuito de melhor apresentar o assunto ao público e sensibilizá-lo quanto à importância do mesmo.

Em 23 de setembro, último dia de atividades da quarta edição da Semana Paulista da Contabilidade, será realizada a cerimônia de comemoração ao 66º aniversário do Centro de Estudos e Debates Fisco – Contábeis – CEDFC do Sindcont-SP. Na ocasião, a Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini será entregue em homenagem a profissionais que, direta ou indiretamente, tenham contribuído para o prestígio, fortalecimento e enaltecimento do CEDFC. “O Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis é uma das atividades mais tradicionais oferecidas pelo Sindcont-SP. Prestes a completar 66 anos de existência, o grupo permanece firme na sua missão de oferecer aos Associados esclarecimentos sobre questões práticas de sua rotina profissional”, salienta Jair Gomes de Araújo.

Na 4ª Semana Paulista da Contabilidade, as inscrições para participar das palestras e da mesa redonda serão feitas por dia de atividade, e não por bloco de programação.