5ª Semana Paulista da Contabilidade


Entre os dias 16 e 21 de setembro de 2016, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP promoverá a 5ª Semana Paulista da Contabilidade, cujo tema é “Contabilidade: Novos Cenários, Grandes Mudanças”. Notável evento técnico e sociocultural, a quinta edição do encontro reunirá renomados conferencistas brasileiros e destacará a relevância e a excelência da Contabilidade. Em seis dias de atividade, a Entidade espera receber mais de mil pessoas entre Profissionais da Contabilidade, docentes e estudantes de Ciências Contábeis interessados em participar de palestras e painéis, atividades socioculturais e também da cerimônia comemorativa ao 67º aniversário de seu Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC.

Retrospectiva da 5ª Semana Paulista da Contabilidade.

“A 5ª Semana Paulista da Contabilidade proporcionará aos seus participantes o contato com renomados profissionais e estudiosos das Ciências Contábeis, a fim de envolvê-los em análises e discussões de temas que permeiam as mudanças na profissão e seus impactos para diferentes interlocutores, como profissionais de mercado, docentes e discentes de Contabilidade e também para a sociedade”, destaca Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP.

O primeiro dia de atividades da 5ª Semana Paulista da Contabilidade, 16 de setembro, sexta-feira, será dedicado a estudantes de Ciências Contábeis. Na data, o público conhecerá “O Papel das Entidades Contábeis no Crescimento Profissional” por meio de uma palestra ministrada por Adriano Gilioli.

Em 17 de setembro, sábado, a programação do evento terá como foco docentes de Ciências Contábeis, coordenadores de curso e reitores. No dia será realizado talk-show sobre “Os Desafios do Ensino de Ciências Contábeis”, que reunirá Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Escola de Negócios, Ronaldo Fróes, pró-reitor de graduação e coordenador e professor do Curso de Ciências Contábeis na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap, e Welington Rocha, diretor-presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – Fipecafi.

No domingo, dia 18 de setembro, será promovido evento sociocultural para Associados e convidados. Com temática portuguesa, a atividade proporcionará ao público uma apresentação folclórica típica do país lusitano, que será acompanhada por um almoço português com bacalhau e vinhos.

Em 19 e 20 de setembro, segunda e terça-feira, respectivamente, a programação da 5ª Semana Paulista da Contabilidade será dirigida aos Profissionais da Contabilidade. Na segunda-feira, o tema “Governança, Riscos e Mensurações Estratégicas” será o destaque do evento, em um debate com as participações de Jorge Manoel e Rosana Napoli, sócios da PwC, e Wilson Carnevalli, especialista em estratégias de negócio, implantação e fortalecimento da governança corporativa. As perspectivas da profissão contábil serão apresentadas por Edgard Cornacchione, docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP, na palestra “Muito Além dos Números – Desafios para a Contabilidade – 2016 – 2030”.

Em 21 de setembro, último dia de atividades da quinta edição da Semana Paulista da Contabilidade, será realizada a cerimônia de comemoração ao 67º aniversário do Centro de Estudos e Debates Fisco – Contábeis – CEDFC do Sindcont-SP. Na ocasião, a Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini será entregue em homenagem a profissionais que, direta ou indiretamente, tenham contribuído para o prestígio, fortalecimento e enaltecimento do CEDFC. “Tradicional atividade promovida pelo Sindcont-SP, o Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC permanece vigoroso em seu objetivo de proporcionar a troca de experiências e informações entre os Profissionais da Contabilidade. Trata-se de uma bem-sucedida iniciativa, que há quase sete décadas contribui para que a Classe Contábil interaja, enriqueça sua formação e também contribua para a valorização da categoria”, salienta Jair Gomes de Araújo.

Na 5ª Semana Paulista da Contabilidade, as inscrições para participar das palestras e da mesa redonda serão feitas por bloco de programação, ou seja, é possível efetuar inscrições para três atividades:

  • para a palestra “O Papel das Entidades Contábeis no Crescimento Profissional”, em 16 de setembro (sexta-feira);
  • para o talk show “Os Desafios do Ensino em Ciências Contábeis”, em 17 de setembro (sábado);
  • para o painel “Governança, Riscos e Mensurações Estratégicas” e para a palestra “Muito Além dos Números – Desafios para a Contabilidade – 2016 – 2030”, em 19 e 20 de setembro (segunda e terça-feira, respectivamente).

Não perca tempo! Garanta já sua participação e prepare-se para as grandes mudanças que impactarão a Contabilidade.