No dia 25 de agosto de 2025, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP realizou a 57ª Edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade-Epac, no campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, que foi palco de uma discussão instigante sobre o papel da Contabilidade na sustentabilidade, trazendo à tona a reflexão: “Normas de divulgação financeira relacionadas à sustentabilidade: a Contabilidade pode salvar o Planeta?” , que contou com a presença do pró-reitor de Pós Graduação da Fecap, Alexandre Sanches Garcia, que acumula a presidência da Academia Paulista de Contabilidade-APC; do professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unifesp, Antonio Saporito, e do presidente do Sindcont-SP Claudinei Tonon.
No auditório da Unifesp, estudantes, profissionais e interessados tiveram uma noite de aprendizado e troca de ideias, quando o professor Alexandre Garcia contou sua experiência profissional e transmitiu seus conhecimentos, ao abordou as normas de divulgação financeira relacionadas à sustentabilidade, mostrando como a Contabilidade pode ser uma aliada na luta por um futuro mais verde.
Os moderadores Prof. Antonio Saporito e Claudinei Tonon, enriqueceram o debate com perguntas relevantes e contribuíram para um ambiente de diálogo aberto e construtivo. A palestra gerou reflexões importantes sobre como as práticas contábeis podem influenciar positivamente as decisões empresariais e destacar a importância da transparência em questões ambientais.
A participação foi significativa, com muitos profissionais demonstrando interesse em entender melhor como a Contabilidade pode impactar a sustentabilidade e, assim, ajudar a salvar o planeta. “O evento representou uma excelente oportunidade para fomentar o conhecimento sobre a interseção entre Contabilidade e meio ambiente, além de inspirar novos caminhos para a prática contábil” avaliou Claudinei Tonon, realizador e presidente do Sindcont-SP.