O Conselho Federal de Contabilidade-CFC lidera a campanha “Amor Declarado – Lute por essa Causa”, que visa conscientizar os contribuintes sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda da Pessoa Física -IRPF para fundos solidários. A iniciativa também incentiva os profissionais de Contabilidade a informarem seus clientes sobre esse gesto de amor.
A campanha “Amor Declarado” promove doações para os Fundos da Criança e do Adolescente-FDCA e os Fundos da Pessoa Idosa (FPI). Assim, qualquer pessoa que faz sua declaração de IRPF pode escolher entre dois tipos de contribuição: destinar 6% durante o ano inteiro ou 3% para cada fundo na Declaração de Ajuste Anual-DAA.
De acordo com o coordenador da Comissão CFC Voluntário, conselheiro Manoel Júnior, a classe contábil está comprometida em abraçar essa causa com seriedade. “Estamos intensificando os esforços para conscientizar a sociedade. Quanto mais arrecadações, maiores serão os benefícios para crianças, jovens e idosos”, explicou.
A Comissão CFC Voluntário, que lançou a campanha no dia 18 de março de 2025, enfatiza que não é necessário pagar nada por isso, assim como não há motivos para preocupação com a malha fina em decorrência da destinação. “A classe contábil possui uma ferramenta poderosa para ajudar o próximo. É simples: quem tem imposto a restituir ou a pagar pode doar”, assegurou Manoel.
Para o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, a atuação dos profissionais contábeis é fundamental para garantir a transparência do processo. “Nossa luta é para que todos os contadores do País disseminem essa mensagem e desmistifiquem, de uma vez por todas, a crença de que essas doações podem resultar em malha fina. Esse ato é, na verdade, uma iniciativa legal e nobre que merece reconhecimento”, afirmou Aécio.
Leia esta e outras matérias do seu interesse na Revista Mensário do Contabilista edição de maio. Acesse aqui