A Fundação Getúlio Vargas Conhecimento será a banca do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, direcionado a bacharéis e estudantes do último ano de Ciências Contábeis. As inscrições vão até 13 de fevereiro, às 16h, com taxa de R$ 120,00, que deve ser paga até 14 de fevereiro. A prova objetiva, com 50 questões, está marcada para 6 de abril de 2025, das 10h às 14h, e ocorrerá em todos os Estados e no Distrito Federal. O exame inclui temas como: Língua Portuguesa Aplicada, Matemática Financeira, Legislação, Teoria da Contabilidade, Contabilidade Geral, Auditoria, entre outros. Outras informações: https://conhecimento.fgv.br/exames/cfc/2025.1
Sorocaba integra, desde 2024, o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), que analisa a alimentação de famílias e crianças de até seis anos. Realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com universidades federais, a pesquisa conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba para sua divulgação.
Pesquisadores devidamente identificados, com crachá do Enani, realizam entrevistas com mães ou cuidadoras, medições de peso e altura das crianças e das mães, além de coletar informações sobre a alimentação infantil nas últimas 24 horas. Crianças maiores de seis meses e suas mães também participam de coletas de sangue, feitas em domicílio, com exames custeados pelo Ministério da Saúde. Os resultados, disponibilizados em até 40 dias úteis, chegam por e-mail ou WhatsApp.
A pesquisa visa analisar fatores relacionados à amamentação, alimentação, estado nutricional antropométrico (medição de suas dimensões físicas) e à epidemiologia das deficiências de micronutrientes (estudo das deficiências minerais e vitamínicas na população), com base em grandes regiões do país, faixa etária e sexo. Avaliações antropométricas e existência de anemia entre as mães biológicas de todas as crianças participantes do estudo, também serão estudadas nesta edição.
O Centro Paula Souza (CPS) oferece o curso gratuito de Finanças Pessoais na modalidade Mooc (Curso Online Aberto e Massivo). Com 10 horas divididas em seis aulas, o curso não exige pré-requisitos, seleção ou limite de vagas. Basta ter acesso à internet para participar. O objetivo é ensinar gerenciamento financeiro, construção de reservas, redução de dívidas e investimentos. As aulas incluem estudos de caso, podcasts, textos e exercícios interativos. Os participantes recebem certificado digital com QR Code, desde que completem as tarefas, preencham o questionário de satisfação e permaneçam no curso por pelo menos três horas. O curso aborda temas como consumo responsável, planejamento financeiro e tipos de crédito, promovendo educação financeira para toda a família. Inscrições estão sempre abertas.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul