O Banco do Brasil lançou a possibilidade de pagamento de impostos e demais contas sem, necessariamente, utilizar dinheiro. Em vez disso, o contribuinte pode utilizar pontos, como em um programa de fidelidade.
Atualmente, esta opção está disponível para o pagamento de contas de água, de luz, de telefone e de televisão por assinatura, além de tributos.
Outro diferencial do programa é a ausência de taxas e tarifas para a efetuação da transação.
O serviço representa mais uma etapa na evolução dos programas de fidelidade. Inicialmente restritos a companhias aéreas, esses serviços se difundiram ao longo dos últimos dez anos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), a troca de pontos migrou primeiramente para as compras online, depois para o varejo físico.
Dados
Nos últimos anos, os bancos passaram a permitir que os clientes usassem pontos para restituir valores debitados em conta corrente. A pontuação varia conforme os gastos em estabelecimentos parceiros dos programas e geralmente é atrelada à cotação do dólar e ao tipo de cartão de crédito. Cada dólar gasto pelo cliente é revertido em determinado número de pontos, que varia conforme a bandeira e a categoria do cartão.
Pelas estatísticas mais recentes da Abemf, o mercado de empresas de fidelidade movimentou R$ 3,7 bilhões no primeiro semestre do ano passado. O valor representa alta de 12,7% em relação ao mesmo período de 2018. O percentual de pontos expirados, que não podem mais ser trocados, caiu de 19,8% no segundo trimestre de 2018 para 17,4% no mesmo trimestre de 2019.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Katherine Coutinho com informações da Agência Brasil
Edição: Lenilde de León