Palavra do Presidente

Mês das mulheres e do Imposto de Renda Pessoa Física no Sindcont-SP

Neste mês de março, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP direcionará sua atenção para dois temas de grande significado aos profissionais da Contabilidade: o primeiro deles é a comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8, em nossa sede, com homenagens e atividades  específicas dirigidas a elas; o segundo tema, que ocupará a nossa pauta nos próximos meses,  é a  entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo começa no dia 15 de março e  vai até o dia 31 de maio.

No dia 8, teremos a oportunidade de promover a igualdade de gênero, reconhecer as conquistas femininas na classe e discutir os desafios que as mulheres enfrentam na sociedade atual. Com isso em mente passamos mais de um mês organizando, cuidadosamente, uma série de atividades, debates e palestras dedicados ao assunto. Na ocasião faremos também a outorga do Título Mérito Contábil – Mulher Contabilista, a contadora Jô Nascimento, a uma das figuras femininas em proeminentes nos dias atuais.

IRPF – Comece com o pé direito a temporada do IRPF

Nesse período, aumentam as responsabilidades e demandas, o que exige, a cada ano, maior preparo dos profissionais da Contabilidade. E, várias são as razões pelas quais os contadores devem se planejar. Primeiramente, estar a par das novidades tributárias, entender as regras específicas para cada categoria de contribuinte e conhecer as deduções e benefícios fiscais disponíveis. Não é uma tarefa fácil. E muito menos aquelas que podem ser feitas do dia para noite.

Em segundo lugar, é preciso se organizar porque neste período, há um aumento na quantidade de serviços contábeis. E as outras atividades não pararão porque é tempo de Imposto de Renda.

Em terceiro lugar, está o fato de que os contribuintes procuram por profissionais que possam fornecer orientações corretas e eficientes para garantir a correta declaração de seus rendimentos. O que eles querem são duas coisas: pagar o imposto devido (e nem um centavo a mais) e evitar problemas com a malha fina. Isso significa preparo duplo: de um lado, maior volume de trabalho; de outro, a garantia de um atendimento de qualidade. Como conciliar?

Assim, como a organização para a temporada do IR envolve a atualização, é aconselhável que os profissionais da área estejam familiarizados com as últimas tendências e ferramentas disponíveis no campo da Contabilidade e da tecnologia da informação. Isso inclui o uso de softwares especializados, automação de processos e até mesmo a adoção de práticas de inteligência artificial.

Erro Zero

E, neste aspecto, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP é essencial para os contadores que desejam facilitar e agilizar a declaração do Imposto de Renda, zerando as probabilidades de ocorrência de erros ou equívocos durante o processo.

Tudo porque, tanto em ambiente físico quanto virtual, a Entidade centenária, que acompanhou a evolução do tributo mais antigo do País até hoje, foi projetada para simplificar a complexa tarefa de declará-lo com exatidão, possibilitando que os contadores economizem tempo e esforço. Através de palestras, grupos de estudos e recursos intuitivos, os profissionais contábeis que aqui estão podem realizar cálculos precisos, gerar relatórios completos e atender às demandas específicas de seus clientes de forma bem mais eficiente.

Ademais, quem está na Casa do Saber Contábil tem acesso continuado à base de dados atualizada de legislação fiscal, normas e regulamentos. A consequência disso são profissionais da Contabilidade atualizados com as últimas mudanças tributárias. E isso é fundamental para evitar erros decorrentes de desinformação, o que pode resultar em multas e penalidades para os clientes.

Por fim, fornecemos suporte técnico especializado para garantir que os profissionais da Contabilidade obtenham assistência de qualidade em caso de dúvidas ou dificuldades técnicas durante o período de entrega do IRPF e em todo o ano-calendário. Nosso objetivo é capacitar os contadores a realizarem seu trabalho de forma eficaz e tranquila, sem perder tempo valioso em tarefas burocráticas e propensas a erros.

Nessa Casa do Saber Contábil orientamos os contribuintes a procurem sempre um contador para elaborar sua declaração, pois ele é o profissional que se preparou ao longo de sua formação, e se dedica diariamente, para interpretar de maneira correta os fatores que envolvem tal obrigação.

Assim, vamos festejar a apoiar a ala feminina da Contabilidade, destacando seu talento e brilhantismo para o desenvolvimento e reconhecimento de nossa profissão; e, ao mesmo tempo, bem informados, com fé e coragem, vamos à luta porque o Leão do IRPF está às portas e mais feroz do que nunca.

Claudinei Tonon

Presidente do Sindcont-SP