No dia 19 de agosto de 2025, o Tribunal Regional do Trabalho-TRT da 2ª Região inaugurou o Auditório “Juiz Amauri Mascaro Nascimento”, com a presença de autoridades e profissionais da área jurídica. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Claudinei Tonon, esteve presente à cerimônia representando a classe contábil, a convite do presidente do TRT, desembargador Valdir Florindo.
O Auditório “Juiz Amauri Mascaro Nascimento” fica localizado no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, no centro da capital paulista, e o objetivo do seu nome é homenagear a memória do renomado juiz, reconhecido por sua contribuição ao Direito do Trabalho.
Durante a inauguração, as autoridades destacaram a importância do novo auditório para o aprimoramento da capacitação e formação de profissionais que atuam na área trabalhista, além de servir como um espaço de discussão e reflexão sobre temas relevantes para o judiciário.
Para Claudinei Tonon, o evento foi um marco para a Justiça Trabalhista do Estado e, também, para a Contabilidade, por ser um espaço que promoverá o diálogo e a troca de experiências. “A inauguração do Auditório “Juiz Amauri Mascaro Nascimento” representa um avanço nas instalações do Fórum Trabalhista e também uma oportunidade para fortalecer os laços entre a Contabilidade e o Judiciário, promovendo um diálogo contínuo que beneficia toda a sociedade” considerou o presidente do Sindcont-SP.
Mais sobre o evento
Na oportunidade, o presidente do TRT da 2ª Região, desembargador Valdir Florindo, que idealizou o tributo, expressou sua alegria e honra ao inaugurar o auditório: “Vocês não têm ideia da minha felicidade em estar aqui neste momento com o mestre”. Ele relembrou histórias que conectaram sua trajetória como estudante e profissional à do professor Amauri Mascaro Nascimento, afirmando que o homenageado é uma das figuras mais emblemáticas do direito do trabalho do século XX.
Em relação à importância do juiz, o desembargador ressaltou que Amauri viveu com simplicidade e formou uma geração de juristas. “Ele foi um dos maiores talentos jurídicos no campo laboral que o Brasil já conheceu”. Além disso, destacou que a ausência do professor é sentida, especialmente em tempos de crise, como o que a Justiça do Trabalho enfrenta atualmente. Ele acredita que, se perguntado, o “mestre” diria que o direito do trabalho é um instrumento de civilização e que a Justiça do Trabalho é essencial.
A desembargadora Sônia Aparecida Costa Mascaro Nascimento, filha do jurista, expressou gratidão ao presidente do Regional pela homenagem e recordou passagens da vida pessoal de seu pai. “Só posso agradecer a Deus por ter a oportunidade de ser filha dele”, afirmou. “Meu pai dedicou-se à família e ao direito, investindo na nossa educação como quem planta o futuro”, destacou. “Ele foi uma voz extremamente respeitada”.
Com informações do TRT da 2ª Região (SP)