Chegar à marca dos 106 anos de existência e atuação firme e constante para uma Entidade de classe, já é um grande feito, comemorar esta data na presença de lideranças, profissionais e empresários da Contabilidade e de presidentes de órgãos públicos, é um privilégio.
Assim aconteceu no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP na noite de 23 de julho, para festejar o cumprimento dos 106 anos da Entidade, registrados no dia 19 de julho de 1919.
Estiveram presentes no evento:
Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, e, portanto, o anfitrião da noite, recepcionou os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, José Heleno Mariano – da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp; Antonio Carlos de Souza Santos – do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, e das Empresas de Assessoramento, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo-Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo-Aescon-SP; Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon 5ª Seção Regional; Suely Gualano Bossa Serrati – da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp; Alexandre Sanches Garcia – da Academia Paulista de Contabilidade-APC; e Eliane Maia, vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, representando o presidente, João Carlos Castilho Garcia.
Tonon também teve o prazer de receber em sua sede o presidente do Instituto de Auditoria Independente-Ibracon, Diretoria Nacional, Sebastian Yoshizato Soares; o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp, Márcio Massao Shimomoto; o presidente do Tribunal de Impostos e Taxas-TIT, Argos Campos Ribeiro Simões, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC, Luiz Fernando Nóbrega; e várias lideranças da classe contábil, como: Domingos Orestes Chiomento, Gildo Freire de Araújo, presidente da Regional São Paulo da Anefac, Dagoberto Silvério da Silva, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campinas, acompanhado de uma comitiva de onze pessoas, e muitos outros ilustres.
Cumprimentos
A vereadora, Edir Sales, e o deputado Estadual, Itamar Borges, enviarem mensagens de congratulações por meio de vídeos.
A presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp, Suely Gualano Bossa Serrati falou em nome dos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, dizendo que o evento além de marcar o aniversário da Entidade, convida a todos para uma reflexão sobre a importância da classe contábil para o desenvolvimento social do Brasil. 106 anos de história de lutas e realizações e muitas conquistas merecem os nossos aplausos”.
O presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Antonio Carlos de Souza Santos, também se pronunciou e parabenizou o Sindcont-SP pelo aniversário dos 106 anos: “Uma Entidade pioneira no nosso Estado que se manteve firme e disposta a dialogar em defesa dos profissionais da classe. Essa disposição para o trabalho conjunto tem permitido que as Entidades Congraçadas de São Paulo sejam um exemplo de união e representatividade para todo o País. Sem vaidades, sem personalidades conseguimos abrir canais permanentes de diálogos com a Secretaria da Fazenda, com a Receita Federal e com outros órgãos do governo, ampliando a força de nossa voz”.
Luiz Fernando Nóbrega, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC, parceiro do Sindcont-SP e da iniciativa, também cumprimentou a Diretoria pela significativa data: “ Um parabéns especial do IPC para que vocês tenham muitos e muitos anos pela frente, comemorando conquistas ano após ano”.
Já o professor, pró-reitor de pós-graduação da Fecap, Alexandre Sanches Garcia, presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, falou da importância do Centro de Estudos do Sindcont-SP e parabenizou a todos que de alguma forma se utilizaram dos serviços da Entidade neste mais de um século.
Na sequência, o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, José Heleno Mariano, falou em nome dos presidentes da gestões anteriores do Sindcont-SP, trazendo à memória alguns fatos relevantes do passado dizendo: “Todas as diretorias que por aqui passaram, desde a primeira, presidida pelo saudoso Francisco D´Áuria, até a atual, comandada por Claudinei Tonon, são elos fortes, que contribuíram e contribuem para o crescimento e a continuidade desta Entidade, que atravessa os décadas altaneira, cada vez mais realizadora e pujante”.
Por sua vez, o presidente do Instituto de Auditoria Independente-Ibracon, Diretoria Nacional, Sebastian Yoshizato Soares, disse que ao celebrar essa data é preciso reconhecer o quanto o Sindcont-SP e as outras Entidades Congraçadas se complementam em suas missões. E citou os três principais desafios que a classe tem pela frente: a tecnologia, a reforma tributária e a agenda de sustentabilidade. “Creio que não existe momento mais oportuno para protagonizarmos a nossa profissão. Parabenizo o Sindcont-SP por sua história e por sua atuação exemplar. Que esta celebração inspire as novas gerações de profissionais e renove em todos nós o entusiasmo por uma Contabilidade que transforma, apoia e constrói o desenvolvimento do Brasil.
Na mesma sintonia, o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp, Márcio Massao Shimomoto, disse que acredita que todos os presidentes da Jucesp deveriam ser contadores, porque só o contador é capaz de compreender as dores dos empresários. “Quero parabenizar o Sindcont-SP por 106 anos de dedicação, lutas, conhecimento e troca de ideias”.
Título Contabilista Emérito
Em prosseguimento às festividades dos 106 anos, a diretoria do Sindcont-SP fez a outorga do Título Contabilista Emérito ao contador Antonio Eugênio Cecchinato, presidente da Casa do Saber Contábil na gestão 2017-2019, quando a Entidade completou o seu Centenário.
Cecchinato entrou no auditório sob aplausos, acompanhado do vice-presidente do Sindcont-SP, José Roberto dos Anjos e da vice-diretora de Educação Continuada, Ana Maria Costa, para receber das mãos do presidente Claudinei Tonon, o pergaminho, um distintivo em ouro e ter a sua foto descerrada e incluída na Galeria dos “ Contabilistas Eméritos”, acompanhados do presidente da gestão 2020-2022, Geraldo Carlos Lima .
Coube a Geraldo Carlos Lima fazer a apresentação do homenageado, e o fez com palavras de grande altivez, destacando as memórias e os feitos de Cecchinato em sua gestão, quando a Entidade completou o seu Centenário de existência.
Ele disse: “Antonio Eugênio Cecchinato é um daqueles caros privilegiados que têm a sorte, ou a determinação do acaso, que estar no lugar certo, na hora certa, pois ele teve o privilégio de orquestrar as ações para comemorar o Jubileu de Jequitibá da Entidade. O Jequitibá é uma árvore milenar de grandes proporções que representa estabilidade, força, longevidade, tal como o Sindcont-SP. E eu creio que o Cecchinato, em todas as suas condutas, também é um Jequitibá, visto que se mantém estável, impoluto, gentil e cortês, em qualquer situação. Assim, se manteve sereno e inabalável diante de tamanha responsabilidade de festejar o Centenário desta Casa do Saber Contábil e o fez com singular maestria, tanto que um dos feitos mais marcantes e perenes desta comemoração foi a edição do livro: “100 anos do Sindcont –SP. A História do Brasil sob o olhar da Contabilidade”. Uma obra de grande valor histórico e literário, visto que faz um paralelo do desenvolvimento da Entidade e da Contabilidade brasileira, com os fatos contábeis e econômicos do País, naquele período”.
Ao fazer os seus agradecimentos, Cecchinato confessou sua emoção e a surpresa de ter sido escolhido para receber tão honrosa láurea, dizendo que na prateleira da Contabilidade existem centenas de nomes merecedores do título, mas que agradecia pela escolha ter recaído sobre ele. Em seu pronunciamento contou um pouco sobre a sua trajetória profissional, onde exerceu diversas funções de destaques em renomadas entidades, vindo a ser o presidente do Sindcont-SP no ano do seu Centenário: “Na minha caminhada diversos degraus foram subidos, nos meus 80 anos, pois comecei a trabalhar muito cedo. Mas minha nave tinha de pousar em algum lugar, e, o fato de ter sido presidente desta Casa, e comemorar o seu Centenário foi realmente um grande feito. Agora, o sol da minha vida realmente foi ter recebido este título de Contabilista Emérito, que a encerra esta caminhada, pois não existe lugar melhor para se chegar.”
Homenagem ao colaborador
Como já se tornou tradicional, por ocasião de sua aniversário, o Sindcont-SP homenageia um dos componentes de nossa equipe. E, neste ano, a homenageada foi a funcionária Karina do Nascimento, com quatro anos de atuação no departamento financeiro da Entidade.
Ela recebeu um diploma acompanhado de um presente das mãos do diretor Financeiro, Milton Medeiros de Souza.
Encerramento
O presidente da Casa do Saber Contábil, Claudinei Tonon, toma a palavra para fazer os agradecimentos finais e encerrar o evento: “A jornada do Sindcont-SP é consagrada pelos desafios superados e pelas vitórias celebradas, os quais testemunham a evolução da Contabilidade e o impacto vital dos profissionais contábeis na sociedade, neste mais de um século de atuação. Que os 106 anos do Sindcont-SP seja a nossa inspiração, como exemplo de que constância, qualidade e bons serviços, são bússolas que atravessam as décadas, mantendo firmes e valorizados aqueles que souberem administrar o tempo ao seu favor.Parabéns Sindcont-SP”.
Texto e fotos: Lenilde Plá de León