A Contabilidade para entidades sem fins lucrativos é diferente da que é feita para uma empresa comum. Apesar da base legislativa comum, na Contabilidade específica para o Terceiro Setor existem adaptações que caracterizam essa distinção como, por exemplo, o resultado positivo não é chamado de lucro, mas sim de superávit e o prejuízo, de déficit.

Diante da necessidade de profissionais especializados no Terceiro Setor, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP criou no ano de 2007, em iniciativa inédita na área contábil, o Centro de Estudos Técnicos do Terceiro Setor – Cettese, com o intuito de discutir todas as exigências técnicas, promover o esclarecimento da legislação do segmento e capacitar os profissionais da Contabilidade para a realidade do Terceiro Setor.

Em torno de tantas mudanças legislativas, tributárias e atualizações constantes, o nome do grupo sofreu uma leve alteração, no intuito de ampliar seu leque e espaço de atuações diante dos novos cenários apesentados. Com isso, a nova nomenclatura mudou para Grupo do Terceiro Setor e Contabilidade Pública.

Com reuniões quinzenais, sempre às segundas-feiras, na sede da Casa do Saber Contábil, além das discussões, o grupo promove palestras com a participação de especialistas da área contábil, jurídica, legislativa e executiva, para esclarecimento de dúvidas dos associados do Sindcont-SP, possibilitando a integração entre as entidades sociais, órgãos públicos e governamentais e os profissionais da área contábil.

Nesse momento de pandemia, causado pelo novo coronavírus (Covid-19), as reuniões estão sendo realizadas virtualmente, no canal do YouTube do Sindcont-SP. Acesse e acompanhe. Não fique de fora e participe dos debates onlines (YouTube/SINDCONTSP).