Após negativa da Receita Federal ao pleito enviado pelas entidades contábeis paulistas para prorrogação em um mês dos prazos de entrega da ECD e da ECF, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP reforça novamente a solicitação em ofício enviado a RFB.
No documento, assinado pelo presidente Claudinei Tonon, a entidade alerta sobre o novo calendário para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física apresentado pela Receita, que terá seu término no próximo dia 31 de maio de 2023, tornando assim, impossível, neste mesmo período, que os profissionais da contabilidade efetuem a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD).
Segundo ainda a solicitação, o intuito do pedido é tratar racionalmente o calendário de obrigações para garantir a entrega de todas as obrigações e de todas as informações ao Fisco, sem que haja necessidade de correções posteriores ou penalidades por entregas em atraso.
Outro ponto frisado no documento é sobre a ligação direta da ECD com a ECF, ou seja, há informações que necessitam estar em uma obrigação, para que a outra seja processada, e por isso se faz necessário também esse lapso temporal de prazo de entrega de uma obrigação para a outra.
Por fim, Tonon reforça na solicitação, que a secretaria especial da Receita Federal e a Superintendência Regional da 8ª Região se sensibilize e analise o pedido da Classe Contábil, a fim de estabelecer o prazo de entrega da ECD para 30 de junho de 2023 e para 31 de agosto de 2023, a ECF.
Assim que obtermos um retorno do órgão, informaremos.
Acesse AQUI a íntegra do ofício enviado a Receita Federal do Brasil!