
Solução de Consulta esclarece sobre a prorrogação de prazos de obrigações principais e acessórias
20 de outubro de 2020
Sem firma reconhecida em cartório, procuração RFB perderá eficácia
21 de outubro de 2020Dando continuidade às atividades da 9ª Semana Paulista da Contabilidade, evento promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, no período de 15 a 21 de outubro, na segunda-feira, dia 19, foram promovidos dois painéis. Um que tratou dos desafios da Contabilidade na América Latina e na Europa; e o outro analisou as dificuldades de contadores brasileiros com atuação internacional.
O primeiro painel, com explanações da mestre e doutora pela Universidade de São Paulo – USP, com pós-doutorado na Illinois University Patrícia Gonzalez, da Colômbia; e da doutora em Contabilidade Fernanda Pedrosa, de Portugal, considerou os “Desafios da Contabilidade na América Latina e na Europa”, com a moderação da presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac regional, Marta Pelucio, juntamente com o presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima.
“Há 30 anos, eu participo das atividades do Sindcont-SP e da Anefac e agradeço muito ao Geraldo pelo convite de promover esse workshop internacional, justamente porque nosso objetivo é transmitir aos participantes um pouco dessa experiência de ser contabilista fora do Brasil, já que viver e trabalhar no exterior pode ser uma ótima forma de amadurecimento pessoal e profissional”, comentou Marta Pelucio.
Segundo Patrícia, o profissional da Contabilidade, na Colômbia, pode atuar em várias possibilidades, entre elas, revisor fiscal, auditor interno e externo, diretor fiscal de Contabilidade, diretor de impostos e custos, entre outros, sendo que o curso de graduação tem durabilidade de cinco anos e cerca de 66 faculdades oferecem o bacharel.
Temas apresentados
Um dos temas abordados foi a adoção das IFRS para as pequenas e médias empresas; como vem atuando o profissional contábil frente aos impactos da Contabilidade digital; a implantação e elaboração de Relato Integrado por parte das instituições, conhecido em Portugal como ‘informe integral’: “Na Colômbia, este é um tema ainda muito recente; somente as grandes empresas o cultivam”, afirmou a palestrante Patrícia Gonzalez.
Na sequência, os “Desafios de contadores brasileiros com atuação internacional” foram analisados por Davi Serafim (Chile) e Marcia Belmiro (Alemanha) em painel que também contou com a moderação de Marta Pelucio e Geraldo Carlos Lima. Além deles, Patrícia Gonzalez e Fernanda Pedrosa, colaboraram com depoimentos.
“Neste encontro, teremos a chance de analisar os principais obstáculos dos profissionais da Contabilidade no exterior por meio de colegas brasileiros que não estão no País”, afirmou Lima, antes de passar a palavra aos palestrantes, solicitando que no primeiro momento eles narrassem suas formações, no Brasil, e como surgiu a oportunidade de trabalhar fora.
Marcia, em seu pronunciamento, contou como foi sair do Rio de Janeiro, fazer mestrado em São Paulo e ir morar na Alemanha, sendo especialista em IRFS de seguros: “Quando veio o novo IFRS para seguros, foi um grande desafio. E eu me senti muito honrada em fazer parte deste processo, porque pude aprender, errar e acertar”.
Já Davi Serafim, que também narrou a sua trajetória, garantiu que não é tão fácil para o profissional da Contabilidade viver fora: “Podemos pensar que existe todo um sonho, mas há muitas dificuldades, principalmente no que diz respeito à saudades dos amigos e da família. Para tomar uma decisão como essa, é preciso estar muito focado e decidido do que se quer realmente. Contudo, a principal vantagem, a meu ver, é a possibilidade de angariar uma cultura nova”.
O objetivo desta atividade da 9ª Semana Paulista da Contabilidade foi ajudar os profissionais da Contabilidade que têm a pretensão de trabalhar no exterior, muitos com a promessa de melhores salários, mais oportunidades de progresso na carreira e qualidade de vida com padrões melhores que os do Brasil. No entanto, trabalhar lá fora tem vantagens e desvantagens. “O importante é refletir bem sobre a decisão e fazer escolhas bem acertadas. E a Casa do Saber Contábil pode e quer ajudar nessa tarefa”, concluiu o presidente do Sindcont-SP.
Apoio
São apoiadores da 9ª Edição da Semana Paulista de Contabilidade, que ocorre entre os dias 15 e 21 de outubro, com o lema “Os Desafios da Contabilidade na Nova Era” tanto na sede do Sindcont-SP quanto na TV da Casa do Saber Contábil, no Youtube, as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap. Para a realização do evento, o Sindicato também formou parceria com as empresas: Jettax empresa de tecnologia criada para Automação Fiscal,Eleve by TOTVS focada em sistema de gestão empresarial e Aggrega Benefícios, empresa de consultoria especializada em seguros.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Danielle Ruas
Fotos: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde De León




