
Comitê do Simples Nacional divulga sublimite de receita bruta acumulada auferida para 2022
26 de novembro de 2021
Comissão aprova projeto que cria marco legal do reempreendedorismo
29 de novembro de 2021Chegou ao fim mais uma edição de sucesso do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac.
O evento de encerramento aconteceu nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, com uma palestra sobre IFRS – 16 – Arrendamentos, ministrada pela diretora de controladoria e impostos da Azul Linhas Aéreas, Renata Bandeira.
A atividade reuniu um leque de especialistas e convidados, além dos professores da Universidade Cidade de São Paulo – Unicid, que trocaram informações e enriqueceram as discussões da noite.
Na abertura, o vice-presidente da Casa do Saber Contábil e coordenador do Grupo de IFRS e Gestão Contábil, Claudinei Tonon, agradeceu por todo empenho durante a semana do Epac, além das presenças de professores de outras universidades. “Tivemos uma semana intensa de estudos e de muito aprendizado”.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicid, Wagner Pagliato, também deixou sua mensagem de agradecimento. “Mais um Epac que estamos encerrando com uma aceitação e aprovação dos alunos e de todos os profissionais da contabilidade”, frisou ele, ao falar que a instituição de ensino está de portas abertas.
IFRS – 16 – Arrendamentos
A convidada da noite, Renata Bandeira, iniciou sua apresentação falando das mudanças que a norma trouxe, bem como dos impactos nos arrendamentos corporativos. “Apesar de ser uma norma nova, conseguimos enxergar alguns problemas e dificuldades que algumas pessoas estão tendo em relação ao assunto”.
De acordo com a especialista, a IFRS 16 é sem dúvida um dos maiores avanços da contabilidade mundial.
Ao explicar sobre lease e as modificações, Renata pontuou o processo de mensuração em que o arrendatário deve reconhecer o valor de mensuração do passivo de arrendamento como ajuste ao ativo de direito de uso. “Contudo, se o valor contábil do ativo de direito de uso for reduzido a zero e houver uma redução adicional na mensuração do passivo de arrendamento, o arrendatário deve reconhecer qualquer valor remanescente da remensuração no resultado”.
Por fim, ele falou sobre as taxas de descontos e as movimentações de passivo e arrendamentos, com exemplos reais dos balanços da companhia Azul Linhas Aéreas.
Ao termino da palestra, foi aberto para que os participantes da sala virtual e do canal do YouTube tirassem dúvidas sobre o tema. O 37º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac foi realizado de 22 a 25 de novembro de 2021, em formato online, e com transmissão ao vivo no canal da Casa do Saber Contábil no YouTube.
Reveja novamente o evento aqui: https://bit.ly/3E0pe9i.




