Como já é tradicional, e por ser a entidade contábil mais antiga do Estado, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP tem a prerrogativa de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade, 25 de abril, em sua sede, todos os anos.
Em 2025, a comemoração reuniu, de forma inédita, os presidentes das três entidades contábeis nacionais: Aécio Prado Dantas Júnior, do Conselho Federal de Contabilidade-CFC; Daniel Coêlho, da Federação das Empresas de Serviços Contábeis-Fenacon; e Sebastian Yoshizato Soares, do Instituto de Auditoria Independente no Brasil-Ibracon, que se juntaram às lideranças da classe contábil de todo o Estado, e representantes dos órgãos públicos, para festejar a Data Magna da Contabilidade, instituída em 1926, pelo saudoso contador e senador, João Lyra Tavares.
Além da confraternização, união e muitos pronunciamentos sobre a Contabilidade, seu presente e futuro, as lideranças puderam assistir à entrega do Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade; a oferta de uma Bolsa de Estudos em Pós-Graduação, do Sindcont-SP em parceria com a Fecap; e a outorga do Certificado de Participação Dr. Ernesto das Candeias, ao frequentador mais assíduo do CEDFC e dos eventos promovidos pela Casa do Saber Contábil. Acompanhe todos esses momentos e emoções nas páginas 18 a 25 dessa edição.
O Mensário do Contabilista de maio traz ainda uma interessante matéria sobre o que a Geração Z espera da Contabilidade; o desenvolvimento das discussões sobre a prorrogação ou não do Perse – que afetará vários setores da economia; e uma entrevista com o especialistas em relações internacionais da BDO, Henrique Campos, sobre a guerra comercial entre EUA e China e suas consequências para a Contabilidade e os negócios no Brasil.
E mais um estudo do dr. Henri Paganini, da Consultoria Jurídica do Sindcont-SP, sobre as precauções necessárias para evitar a malha fina no IRPF.
Acesse agora mesmo e fique muito bem-informado: Mensário do Contabilista – Mês de maio