Após uma semana de imersão na Reforma Tributária e em temas atuais e oportunos aos profissionais da Contabilidade, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP encerrou a 14ª Semana Paulista da Contabilidade-SPC, no dia 24 de setembro, em sua sede, reunindo lideranças, professores, empresários e profissionais contábeis para comemorar o aniversário de 76 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis de São Paulo e de cidades vizinhas.
Na cerimônia de encerramento da 14ª SPC, que aconteceu no período de 18 a 24 de setembro de 2025, no formato presencial e online, como o lema: “muito além da mudança da Reforma Tributária: o novo papel do profissional contábil”, foi palco para o Sindcont-SP, como já é tradicional nessa ocasião, fazer a outorga da “Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini” e do Título Associado Emérito “ Hatiro Shimomoto”.
O laureado com a Medalha Luiz Fernando Mussolini, este ano, foi o contabilista e ex-presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis de São Paulo, Fernando Correia da Silva, que recebeu o título das mãos do presidente do Sindcont-SP Claudinei Tonon.
Já os merecedores do Título Associado Emérito “Hatiro Shimomoto”, este ano, foram os associados contribuintes: Hiroshi Onita, que possui 62 anos de associação ao Sindcont-SP; Jomar Silva de Melo, com 61 anos de associação ao Sindcont-SP; e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, com 61 anos de associação ao Sindcont-SP, o único presente à cerimônia, que recebeu seu título das mãos do presidente Claudinei Tonon, do Sindcont-SP.
Presenciaram as homenagens os componentes da mesa solene, composta por Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP e Mitsuko Kanashiro da Costa – presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, gestão 2025; e seus convidados: Marcio Augusto Dias Longo – presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, gestão 2022, que falou em nome dos presidentes das gestões anteriores do CEDFC; Gildo Freire de Araújo– presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade-Anefac, São Paulo; Viviene de Paula Rosa Alves Bauer – presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil – Ibracon 5ª Seção Regional; Itamar Borges – deputado Estadual eleito pelo Estado de São Paulo; Edir Sales – vereadora eleita pelo município de São Paulo; e Marcio Massao Shimomoto – presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp.
O primeiro a se pronunciar foi o deputado estadual Itamar Borges, que cumprimentou a diretoria pela realização da 14ª SPC e os homenageados, destacando parte da história do Sindcont-SP. “O Sindcont-SP e o CEDFC elevam a régua lá em cima em cada gestão que sucede a outra, tanto no Sindicato quanto no Centro de Estudos. Parabéns a todos, recebam o meu abraço, o meu compromisso e a minha gratidão, pelo apoio dado à frente parlamentar do empreendedorismo”.
Na sequência, a vereadora Edir Sales, detentora do título “Contador Honoris Causa” do Sindcont-SP, deixou a sua mensagem em nome do prefeito da cidade, Ricardo Nunes e, ao mesmo tempo, fez a entrega de um Voto de Júbilo da Câmara Municipal de São Paulo, ao Sindcont-SP, pelos 76 anos do Centro de Estudos: “Em breve teremos uma reunião com o prefeito para tratar de assuntos de interesse da classe”, anunciou.
Já a presidente do CEDFC Mitsuko Kanashiro da Costa falou de sua gestão neste ano, dizendo que: “Presidir o Centro de Estado é um ato de muita responsabilidade, pois a cada semana que a gente se encontra é motivo de muita alegria, e muito conhecimento, o que é mais importante. Os nossos colegas nos ajudam bastante com suas experiências, e contribuem para resolver as necessidades apresentadas. Para mim foi muito gratificante presidir este Centro de Estudos, agradeço a oportunidade e a todos que colaboram comigo nessa gestão.”
Marcio Augusto Dias Longo, presidente da gestão 2022 do Centro de Estudos, falou em nome dos presidentes anteriores, estendendo os seus cumprimentos aos homenageados da noite. “O Centro de Estudos é a nossa reunião semanal para compartilhar conhecimento e resolver as dúvidas e as angústias dos profissionais que frequentam. Por aqui já passaram muitos contabilistas que compartilharam suas experiências e seus conhecimentos, para a grandeza de nossa classe contábil, sempre com muito carinho com os nossos colegas, pois nenhum de nós tem o saber completo, por isso buscamos em nossos colegas o apoio que precisamos para resolver as nossas questões no dia a dia, para crescer juntos”, disse.
Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil – Ibracon 5ª Seção Regional, disse que acredita fortemente na educação e acha que a comemoração dos 76 anos do Centro de Estudos só fortalece a nossa profissão. “Para ser um bom contador é preciso ter amor realmente a aprender, estudar ademais com tantas normas novas. A Semana Paulista abrilhantou com todas as palestras, e a contribuição do Sindcont-SP para a nossa profissão foi e é incomensurável.”
Já Gildo Freire de Araújo, que já foi presidente do CEDFC, estava na ocasião representando a Anefac, disse que comemorar os 76 anos do CEDFC é celebrar uma história de dedicação, aprendizado, conhecimento e dedicação ao próximo. “Hoje, o Centro de Estudos virtual permite que muitos participem e possam aprender a aprimorar seus conhecimentos, porque a educação contínua faz parte de nossa profissão, que exige conhecimentos atualizados permanentemente”.
O presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp, Marcio Massao Shimomoto, que também tem uma longa vivência com o Sindcont-SP, cujo pai, Hatiro Shimomoto, foi um ícone da Contabilidade, e deu nome ao Título “Associado Emérito”, falou de suas satisfação de participar da cerimônia. “Parabenizo a todos que participam desse Centro de Estudos, porque nós não somos uma ilha. Cada um de nós tem dificuldades e é difícil exercer a profissão sozinho, porque as dúvida são muitas. A legislação empresarial é mais subjetiva do que objetiva, e precisamos trocar ideias para chegar a uma conclusão. Parabéns a todos por esse trabalho excepcional”. Marcio também cumprimentou as Entidades Contábeis do Estado, pois, segundo ele, sem elas não seria possível alcançar as conquistas obtidas até agora.
O homenageado Fernando Correia da Silva agradeceu o título recebido com as seguintes palavras: “Receber a Medalha Luiz Fernando Mussolini é muito significativo e importante para mim. É uma honra incomensurável. Essa homenagem reflete o meu esforço pessoal e o esforço de todos que trabalham pra fortalecer a classe contábil. Agradeceu a todos, em especial, á Celina Coutinho que foi minha madrinha e me introduziu na classe contábil”
Também o detentor do Título Associado Emérito “Hatiro Shimomoto”, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, agradeceu a homenagem, cumprimentando a todos, e dizendo de sua emoção em recebo o título. “Tive o privilégio de conhecer Hatiro Shimomoto ainda muito jovem, pois ele era amigo de meu pai (Joaquim Monteiro de Carvalho) e contribuiu significativamente para o engrandecimento da classe contábil. Foi deputado estadual por seis legislaturas, além de ser um grande empresário contábil, de quem fui eleitor por muito tempo. Agradeço imensamente ao presidente Claudinei Tonon e a sua equipe, por me ter outorgado este título. Entrei no Sindcont-SP com 18 anos, portanto estou contribuindo há 61 anos. E quando comecei a frequentar tinha aqui uma grande biblioteca que foi muito boa para a minha formação profissional e, depois, para a consulta dos meus alunos. Além do CEDFD também tinha os consultores tributários e trabalhista com os quais tive bastante ensinamento. Estou muito emocionado. Muito obrigado”.
O presidente Claudinei Tonon encerrou os pronunciamentos gradecendo as presenças e falando da alegria de receber a todos. Sobre a Semana Paulista da Contabilidade, disse que ela sinalizou que estamos vivendo um momento ímpar na Contabilidade, que vai impactar muito o dia a dia do profissional, e isso tem muito a ver com o que o Centro de Estudos e o Sindicato fazem pelos colegas. “Quando falo de Centro de Estudos me emociono porque estou aqui há 26 anos. Vivemos muitas estórias nesse período, algumas perdas muita grandes também. Perdas que alinharam o nosso caminho para o futuro”. Quanto à SPC, ele disse que até o momento já acessaram o site do Sindcont-SP mais de 1.300 pessoas, e que o grupo constituído em 2024, para estudar a Reforma Tributária, já está com mais de 850 membros. E reforçou que é hora de virar a chave mesmo e estudar”.
Na ocasião também foram festejados os aniversário dos Centros de Estudos em São Bernardo do Campo (21 anos); Taboão da Serra (8 anos); São Caetano do Sul (7 anos); Diadema (6 anos); e Guarulhos (4 anos), todos mantidos pelo Sindcont-SP.
Texto- Lenilde Plá de León
De León Comunicações