
Presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, participa do lançamento do programa “Conecta Talentos”, iniciativa que impulsiona o desenvolvimento profissional na contabilidade
11 de novembro de 2025O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP esteve presente na cerimônia comemorativa dos 73 anos da Academia Paulista de Contabilidade (APC), realizada nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).
O evento, que também celebrou os 14 anos de instalação da APC, foi marcado pela posse de dez novos acadêmicos, ampliando para 80 o número de imortais que integram o seleto grupo de profissionais que representam o legado da Contabilidade paulista.
O Sindcont-SP foi representado pelo presidente Claudinei Tonon, acompanhado do vice-presidente José Roberto Soares e da vice-diretora de Educação Continuada, Ana Maria Costa, que prestigiaram o encontro em nome da entidade. A presença das lideranças do Sindicato reforçou o compromisso da instituição com a valorização da classe contábil e com o fortalecimento dos espaços de fomento ao conhecimento técnico e científico na área.
A solenidade foi conduzida pela acadêmica Eliane Aparecida Maia e presidida por Alexandre Sanches Garcia, que recepcionou as principais lideranças contábeis do Estado, entre elas o presidente do Crc-SP, João Carlos Castilho Garcia; presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Antonio Carlos Santos, acompanhado de sua diretoria; a presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon 5ª Seção Regional, Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, que falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, José Heleno Mariano, que é acadêmico; bem como os demais ilustres imortais, que compõem a Agremiação.
Durante o evento, foram empossados novos acadêmicos, entre eles nomes de destaque do cenário contábil nacional
- Benecdito David Filho – Cadeira de nº 75, que tem como Patrono o contador José Ferraz de Siqueira Sobrinho;
- Cecília Moraes Santostaso Geron – Cadeira de nº 71, que tem como Patrono o professor Edison Castilho;
- Charles Krieck – Cadeira de nº 4, que tem como Patrono o contador Henrique Dante D’Áuria;
- Fernando de Almeida Santos – Cadeira de nº 74, que tem como Patrono Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi;
- João Carlos Castilho Garciam – Cadeira de nº 77, que tem como Patrono o contador Márcio Martins Villas;
- Liliane Cristina Segura – Cadeira de nº 73, que tem como Patrono o contador Mauro Fernando Gallo;
- Mara Jane Contrera Malacrida – Cadeira de nº 72, que tem como Patrono o contador Ernesto Rubens Gelbcke;
- Paschoal Rizzi Naddeo – Cadeira de nº 2, que tem como Patrono o contador Frederico Hermann Júnior;
- Reynaldo Lima Júnior – Cadeira de nº 78, que tem como Patrono Adauto César de Castro;
- Sebastian Yoshizato Soares – Cadeira de nº 76, que tem como Patrono o contador José Ismar da Fonseca.
Após o juramento solene, o acadêmico, Paschoal Rizzi Naddeo, se pronunciou em nome dos demais acadêmicos empossados com os seguintes dizeres:
“Cada um de nós trilhou caminhos diferentes, mas movidos por um próposito comum: o de servir a sociedade por meio da Contabilidade. Ser recebido pela Academia Paulista de Contabilidade é mais do que uma honra – é uma responsabilidade. É o reconhecimento de um percurso, mas também é o início de uma nova jornada. Aqui somos chamados a representar a profissão, a preservar sua história, estimular o pensamento científico e inspirar as novas gerações de profissionais contábeis”, afirmou.
Além da posse, o presidente da APC Alexandre Sanches Garcia e a vice-presidente, Angela Zechinelli Alonso apresentaram um balanço das atividades realizadas em 2025, com destaque para os programas “Mercado em Foco”, “Conexões Acadêmicas”, “Educação em Debate” e “Temas Emergentes”, voltados à difusão do conhecimento técnico e científico da área contábil.
O presidente Alexandre Sanches Garcia fez o encerramento da cerimônia solene, agradecendo ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP pela parceria e cessão do espaço, e deu as boas-vindas aos novos acadêmicos, convidando-os a se engajarem de imediato nas ações da Academia.
O Sindcont-SP reafirma sua parceria e apoio às instituições que, como a Academia Paulista de Contabilidade, preservam a memória e promovem o desenvolvimento contínuo da profissão contábil. A presença de suas lideranças no evento reforça o protagonismo da entidade nas iniciativas voltadas à educação, ética e valorização do profissional da Contabilidade.




