Ao encerrar as atividades de mais um período- 2020, o ano da pandemia do novo coronavírus-, abrimos um leque para algumas reflexões, porque este foi um ano atípico, de muitos desafios, grandes aprendizados e de algumas vitórias inimagináveis.
Quando a pandemia da Covid-19 eclodiu no Brasil, em março, ficamos meio que atônitos, porque estávamos diante de muitas incertezas; o isolamento social obrigatório nos impossibilitou de seguir nossa rotina; precisamos agir rapidamente para nos adaptar à nova realidade; que imaginávamos fosse um período breve, de três a quatro meses, no máximo.
Assim, nos unimos, com laços fortes de amizade e cooperação mútua entre diretores, colaboradores e parceiros para dar continuidade à nossa missão de atender, informar e atualizar os conhecimentos dos associados e filiados à Casa do Saber Contábil. Para isso, fizemos largo uso da tecnologia de que dispúnhamos e adquirimos outras, a fim de suprir as necessidades do momento. Hoje, podemos afirmar que nos superamos nesse aspecto, inclusive ampliando enormemente a base de alcance e visibilidade das ações promovidas pelo Sindicato.
O que imaginávamos ser um período curto, se estendeu por todo o ano, e continuamos praticamente na mesma situação, à espera das vacinas, que acreditamos poderão nos devolver à vida normal. Só que este caminho ainda é um tanto longo. As vacinas precisam ser aprovadas, distribuídas, aplicadas, para depois de checadas a suas eficácias, poderemos vislumbrar um horizonte com mais tranquilidade.
Mas, não podemos desanimar, precisamos ter fé e acreditar que este é um momento de passagem, uma experiência que estamos vivendo e que nos induz a refletir sobre muitas coisas, inclusive sobre o acúmulo de bens e de riquezas. Será que precisamos de tanto para viver? Será que não devíamos nos preocupar um pouco mais com aqueles que têm reais necessidades? Sem teto para se abrigar, sem roupas para se cobrir, e até mesmo sem alimentos saudável para consumir?
Neste inicio de ano devemos pensar um pouco naqueles que perderam seus empregos, que foram obrigados a fechar suas empresas e, principalmente, nas famílias que enterraram seus ente queridos, vitimados por este terrível vírus, sem terem a chance sequer de se despedirem de que amavam. Podemos dizer que para alguns este foi um ano de perdas e de dores, com os quais nos solidarizamos
Porém, em meio a esse cenário inquietante, nossa profissão saiu-se vitoriosa. Em 2020, especificamente, o profissional contábil foi muito demandado, por causa das novas legislações criadas em razão da pandemia, mas com habilidade e responsabilidade, mostrou como categoria profissional o quanto a Contabilidade é essencial para os negócios e a economia, ajudando assim a sociedade a compreender melhor nossa área de atuação.
Nesse particular, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP cumpriu o seu papel eficazmente, evidenciando que se não é o maior sindicato de profissionais do País, certamente é diferenciado, pela quantidade e qualidade das informações e conteúdos úteis que disponibiliza, pelos fóruns que realiza para discutir temas relevantes e necessários ao dia a dia dos profissionais, sempre acompanhando as tendências e entrevendo o futuro da profissão.
Portanto, em 2021 vamos continuar firmes, imbuídos de fazer o melhor para o nosso público, e para a sociedade, sem jamais nos esquecer do lado humano de cada profissional e de seus familiares, para os quais disponibilizamos uma série de serviços e benefícios que poucas entidades sindicais oferecem.
Nossa mensagem neste ano que se inicia é de muita confiança em Deus, porque se hoje os nossos horizontes estão incertos, com fé e saúde poderemos superar todos os obstáculos, fazendo do ano difícil que chegou ao fim, uma base a partir da qual poderemos avançar em direção a novas conquistas.
Feliz 2021!
Geraldo Carlos Lima
Presidente