Novo projeto digital para simplificação no processo de abertura de empresas na cidade de São Paulo gerou, em duas semanas, cerca de 250 novas aberturas, desde o seu lançamento, no dia 15 de janeiro, de acordo com informações divulgadas pelo presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, Walter Ihoshi.
O assunto foi tema de uma live realizada na tarde desta terça-feira (2) pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, em conjunto com a Jucesp, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e demais Entidades Congraçadas.
Todo processo e passo a passo para funcionalidade do Balcão Único, que permite a qualquer cidadão abrir uma empresa de forma simples e automática, reduzindo o tempo e os custos para iniciar um negócio no Brasil, em um único acesso, foi explicado pelos representantes da Jucesp, Angela Berteli, secretária Executiva de Atendimento, Gisela Ceschin, secretária Geral, Osmar Vitor, diretor de integração e Bruna Barros, subsecretária de Empreendedorismo e da Pequena e Média Empresa.
Evento
Geraldo Carlos Lima em sua participação na live
A atividade virtual foi aberta pelo presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, que destacou em sua fala os problemas burocráticos do país, em especial, pela falta de incentivo aos empreendedores e de investimentos para gerir novos negócios. “Ocupamos hoje, por exemplo, a 138ª posição no indicador que mede a abertura de empresas no país. Portanto, precisamos melhorar esse ambiente de negócios para destravar o desenvolvimento e crescimento das empresas”, disse ele, ao citar que, com o Balcão Único, que trás celeridade e facilidade, essa pontuação deve cair cerca de 40 posições, no mínimo.
“A ferramenta já é um sucesso, pois, em poucos dias, registramos até o dia 28 de janeiro, mais de 248 novas empresas abertas”, divulgou Walter Ihoshi, ao comemorar o feito e destacar o tempo de abertura e licenciamento de empresas em São Paulo que caiu em média para 16 minutos e 17 segundos “se formos ver os casos de apenas abertura, esse tempo diminui para seis minutos”, conclamou ele, ao frisar que o projeto é simples e rápido e que o Brasil está interessado no Balcão Único.
Já para o presidente da Casa do Saber Contábil, Geraldo Carlos Lima, o novo sistema facilitará o dia a dia dos empreendedores e profissionais da contabilidade e impulsionará a abertura de novos negócios. “A iniciativa agilizará a desburocratizar e tornar o ambiente de negócios mais disruptivo para gerenciamento dos negócios”, disse.
Ao ser questionado por alguns participantes que acompanharam a atividade pelo canal do CRCSP no YouTube, sobre a expansão do projeto para outros municípios de São Paulo, os palestrantes informaram que a ideia é que, em breve, dependendo da solicitação e interesse das prefeituras, o Balcão Único será levado para outras regiões.
A mediação da palestra online foi conduzida pelos conselheiros do CRCSP, Inez Justina dos Santos e Jairo Balderrama Pinto.
O Projeto Balcão Único foi lançado no último dia 15 de janeiro pelo governo paulista. A cidade de São Paulo foi a primeira a aderir e utilizar o novo sistema, que é liderado pela Secretaria Especial da Receita Federal e pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.
Fotos: Comunicação CRCSP