Você provavelmente já conhece a Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, mas hoje a série “Cursos de Ciências Contábeis: saiba mais” apresenta detalhes do ensino de Contabilidade na instituição.
O curso de Ciências Contábeis da Unifesp possui 13 professores efetivos e específicos do curso, dois em dedicação exclusiva e 11 docentes em regime de 40 horas. Além disso, está em processo de contratação de mais três docentes. No total atual, são 82 todos contratados 40 horas, a maioria de doutores, distribuídos nos cursos ofertados pela instituição e no Eixo Comum, que congrega docentes de disciplinas comuns a todos os cursos (como matemática, estatística, e disciplinas de humanas).
Segundo a professora Nena Geruza Cei, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios – EPPEN, campus Osasco, apenas em Osasco, a Universidade tem uma turma de 40 alunos no turno integral (que tem duração 4 anos) e 40 alunos no turno noturno (com duração cinco anos).
O diferencial da Unifesp, de acordo com a coordenadora, é a formação de profissionais com capacidade de compreender a realidade econômica, prática e teórica, seja sob o espectro científico-metodológico, implementando técnicas de avaliação, controle, análise e síntese das relações econômicas e financeiras, seja em âmbito nacional ou internacional, das organizações públicas, privadas ou de terceiro setor, assegurando o pleno domínio das responsabilidades funcionais com forte vinculo de formação social e ética com capacidade plena para interagir com a sociedade como profissional e cidadão.
A principal meta do curso de Ciências Contábeis da instituição é tornar-se uma referência no ensino/pesquisa/extensão da Contabilidade, tanto nos níveis de graduação quanto na pós-graduação (lato sensu e stricto sensu).
Por se tratar de uma faculdade pública, a Unifesp não tem dificuldade em angariar alunos. “Com a abertura dos cursos superiores de tecnologia de menor duração e os cursos EAD, os cursos de bacharelado presenciais, via de regra, sofreram inicialmente uma queda na procura, por diversas razões, entre elas: maior leque de alternativas e possibilidades ofertadas; menor duração; foco profissionalizante, ampliação ou de diversificação de sua área de atuação profissional, entre outras. No caso do EAD, a comodidade de mitigar os problemas de deslocamento físico também contribuiu para isso. Atualmente, o que se verifica é uma acomodação de públicos. Os cursos presenciais, principalmente os tradicionais (Medicina, Engenharia, Direito, Contabilidade, entre outros), pelo menos nos dados do INEP, apontam para uma volta ao crescimento. No caso da Unifesp Osasco não se tem problema para fechamento de turmas”.
Quer cursar Ciências Contábeis? Então a dica da coordenadora é: tenha uma boa redação e saiba interpretar textos, bons conhecimentos de matemática e lógica, afinidade com ferramental quantitativo.
Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Comunicação Unifesp
Edição: Lenilde De León