O Rei Salomão sentencia no livro de Eclesiastes que “há um tempo para todo o propósito debaixo do céu: tempo de chorar e tempo de rir; tempo de plantar e tempo de colher; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar…”
Creio que todos nós passamos por esses tempos nos dois últimos anos, em consequência dessa terrível pandemia que nos subtraiu o desejo de sorrir, os frutos do nosso trabalho, a vida das pessoas que amávamos e o calor do abraço daqueles que nos são caros. Mas creio também que agora, é chegado o “tempo” de rir, de colher e de abraçar, literalmente.
Apesar dos muitos eventos online que o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP promoveu neste período, levando conhecimento e informação de grande valor aos nossos associados, filiados e aos profissionais contábeis de outras bases territoriais – o que sem dúvida foi muito útil -, estamos sentindo a falta de nos encontrar pessoalmente, de abraçar, de tocar, de olhar nos olhos, e transmitir e receber o calor humano que é fundamental para as nossas vidas.
Agora, com o fim da pandemia, devido à larga campanha de vacinação no País, estou certo que o ano que vem será de grande união profissional, com o fortalecimento dos laços humanos, o que nos fará enriquecer muito, pois pessoalmente podemos dialogar com mais franqueza e desenvoltura. Eu confesso que sinto falta do contato humano.
Por isso, estamos nos programando para a volta dos eventos presenciais, ainda que não abandonaremos jamais os avanços obtidos com o uso das ferramentas tecnológicas, como as transmissões via web, das lives realizadas no Canal do Youtube do Sindcont-SP, das palestras e das reuniões virtuais dos Grupos de Estudos.
Ou seja, continuaremos realizando eventos de forma híbrida, mesmo porque isso nos permite ampliar de forma extraordinária o alcance dos conhecimentos e das informações que transmitimos.
É importante que se registre que o Sindcont-SP foi uma das primeiras Entidades contábeis do País, a dar todo o suporte necessário para os associados, filiados e profissionais da Contabilidade em geral, durante o foco da pandemia, esclarecendo as mudanças legislativas e orientando para a correta aplicação das novas leis, por meio de palestras, lives, debates e, em especial, dos nossos Grupos de Estudos que trabalharam e trabalham incansavelmente para transmitir as informações necessárias ao dia a dia daqueles que atuam no setor contábil.
Cenário de 2022
Segundo pesquisa feita pelo Sebrae em 2021, existe a expectativa de criação de cerca de 50 milhões de novas micro e pequenas empresas e de MEIs (Micro Empreendedores Individuais) para os próximos anos, e todos estes empreendedores necessitarão do apoio de um profissional da Contabilidade,
Vivemos hoje um ambiente político muito polarizado, e com certeza este ano será de grandes disputas e jogos de interesses, o que fará com que as Casas Legislativas tirem o foco das reformas estruturais, deixando os contribuintes em segundo plano, justamente aqueles que são os pagadores de impostos, e que seguram economicamente a Nação brasileira.
Vantagens e desafios
Mas, nós, na Casa do Saber Contábil, apesar da virada do calendário, e dos fatores externos, continuaremos nossa missão de oferecer suporte aos profissionais da Contabilidade, porque independentemente do cenário político precisamos trabalhar e atender aos nossos clientes, mesmo porque também temos os nossos desafios.
E a tecnologia é um deles, com mudanças constantes que impactam nos rumos da Contabilidade, nos levando à obrigação de repensar os nossos negócios. É preciso encampar as mudanças tecnológicas, os novos mercados, o relacionamento com os clientes, a parte financeira, como, por exemplo, trabalhar com valores diferenciados, até mesmo barateando o preço dos serviços contábeis.
Contudo, é importante considerar que as oportunidades são muitas. Sinais indicam que a economia está voltando ao seu normal, e isso abre inúmeras oportunidades para a nossa atuação profissional, em especial, para a Contabilidade voltada à consultoria, reforçando a nossa importância para as empresas e também para a sociedade.
Segundo pesquisa recente do Sebrae, há a perspectiva de criação de cerca de 50 milhões de novas empresas em 2021, e todos estes empreendedores necessitam do apoio de um profissional da Contabilidade, sem contar os novos nichos que se abrem com a economia verde, a ESG ( Enviromental, Social and Governance) e tantas outras oportunidades de atuação para aqueles que militam na Contabilidade. É só ficar atento.
Inclusive, observamos que alguns colegas estão saindo da profissão para empreender em outras áreas, aproveitando as chances que se abrem no mercado de forma vertiginosa. Haja vista o Metaverso, uma revolucionária tecnologia que certamente irá mudar a forma de viver e fazer negócios.
Contudo, apesar de todos os proveitos que podemos tirar da tecnologia, nada poderá ser capaz de substituir o contato humano, a troca de energia, que é o combustível que sustenta a vida.
Por isso, ao iniciarmos mais um ano, vamos continuar aproveitando todas as vantagens que a tecnologia nos permite, mas jamais prescindir do abraço e do carinho que recebemos dos nossos familiares, amigos, diretores, funcionários, associados e parceiros.
Acreditando, sinceramente, que este seja o “tempo” de rir, de colher e de abraçar, continuaremos trabalhando com o mesmo afinco de sempre, atentos a todas as mudanças na legislação e no cenário tecnológico, empresarial, contábil, tributário e regulatório para apoiar a atuação dos profissionais da Contabilidade, mas, acima de tudo, vamos preservar as relações humanas, porque essa energia não tem preço.
Um forte e carinhoso abraço a todos e um feliz e proveitoso Ano Novo.