A 37ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac iniciou nesta segunda-feira, dia 22 de novembro, com um debate sobre a contabilidade pública no Brasil.
De iniciativa do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP – A Casa do Saber Contábil, em parceria com a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid, o evento ocorre até a próxima quinta-feira (25) de forma virtual, com transmissão no canal do YouTube.
Serão quatro dias de atividades e debates de atualização e troca de informação, que reunirão profissionais da contabilidade, especialistas e docentes para debater diversos assuntos do dia a dia contábil.
Abertura
O diretor da Casa do Saber Contábil, Josimar Santos Alves, foi o mediador da primeira noite do Epac. Em sua participação e condução dos trabalhos ele apresentou os convidados e falou da programação que engloba as atividades do Grupo do Terceiro Setor e Contabilidade Pública, que ocorrem quinzenalmente.
Em seguida, foi a vez do vice-presidente Claudinei Tonon, que na oportunidade representou o presidente Geraldo Carlos Lima. “Tenho a honra de ter participado de todos os Epacs realizados em conjunto com a Unicid. Um prestigio enorme em ter contribuído de alguma forma com essa troca de experiência”, disse ele, ao frisar as atividades oferecidas pela Casa do Saber Contábil e eventos educacionais promovidos semanalmente.
Já o professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicid, Wagner Pagliato, lembrou que o encontro nasceu dentro da instituição de ensino e inspirou outras universidades a realizarem também o encontro. “Um trabalho em conjunto realizado em parceria com uma casa que faz parte da nossa história. Esse evento sempre serviu e sempre servirá para acrescentar conhecimento para nossas vidas. Aproveitem bastante”, frisou o docente.
Contabilidade Pública
A apresentação inicial das atividades foi conduzida pelo professor e especialista Valmir Leôncio da Silva, que tratou sobre “Os avanços da Contabilidade Pública no Brasil”.
O objetivo do encontro, segundo o docente, é conhecer e saber como está o processo de convergência da contabilidade pública as normas internacionais.
Leôncio pontuou ainda os principais tipos de controle, que são interno, institucional, externo ou social, e explicou que o Estado exerce sobre si mesmo de forma interna e externa. “Já a sociedade exerce sobre a administração pública por meio de analise das contas públicas”, frisou.
Ele ainda lembrou que ao poder público é exigido um comportamento positivo, basta apenas fazer ou deixar de fazer o que a lei manda. E ao particular é lícito fazer aquilo que a lei não proíbe.
Por fim, o palestrante elencou os aspectos que devem ser observados na administração dos recursos públicos como a legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia, economicidade e seguranças dos controles. “O papel da contabilidade aplicada ao setor público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados, com relação aos aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio público e suas mutações”.
Participaram ainda da sala virtual as diretoras Social e Cultural, Ana Maria Costa e Marina Suzuki, respectivamente, além de outras docentes da Unicid.