A iniciativa foi apresentada no dia 28 de junho, em live conduzida pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP e Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Com o tema “Projeto Jovem Aprendiz Paulista – Oportunidades para ME e EPP e investimento social”, o evento reuniu o secretário estadual de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, o superintendente institucional do CIEE, Rodrigo Dib, e os presidentes Claudinei Tonon, José Aparecido Maion e Carlos Alberto Baptistão, e medição do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Monello.
Lançado recentemente pelo governador Tarcísio de Freitas, o Programa Jovem Aprendiz tem como objetivo proporcionar a primeira experiência no mundo do trabalho para jovens da rede pública de ensino, ao mesmo tempo que fomenta a inclusão social e a economia local.
Abertura
O evento de inclusão social e oportunidade para o jovem aprendiz foi aberto pelo presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, que falou da honra de fazer parte do projeto que dissemina oportunidade de emprego, em especial para os jovens que estão iniciando a carreira profissional “com um mercado que exige cada vez mais, o programa é uma oportunidade bastante relevante e uma luz para integra-los a sociedade na conquista da primeira experiência”, disse.
Em seguida, o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, frisou que a iniciativa, que une o governo, o CIEE e as entidades congraçadas da contabilidade paulista, “vem de encontro a valorização e formação técnica e enaltece ainda mais o papel sociocultural dos órgãos e entidades como disseminadores de novos valores, promovendo uma grande conexão entre empreendedores e comunidades. Com o programa, ganha os jovens, os empresários, as micro e pequenas empresas e a economia local”, exaltou.
Já o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, lembrou que a contabilidade é a porta de entrada para as Pequenas e Médias Empresas e que a iniciativa em conjunto é de suma importância para o sucesso do programa “queremos ser as vozes desse projeto, por isso, conclamo a todos os empresários contábeis para sermos multiplicadores juntos aos nossos clientes, pois estamos ao lado dos microempresários. Divulguem e contratem esses jovens”.
Monello ressaltou o componente social do projeto como uma política pública de grande significância, “pois leva renda, conhecimento e senso de participação social aos jovens do nosso estado, além de estimular o desenvolvimento local”.
“Estamos falando de um trabalho voltado para alunos de escolas públicas e de baixa renda, custeado pelo governo de São Paulo, que terá acompanhamento pedagógico do CIEE, com oferta de aulas teóricas e ensino a distância”, comentou Afif, que fez um breve histórico sobre a criação do programa Jovem Aprendiz Paulista “queremos chegar em 60 mil jovens contratados, essa é a nossa objeção exponencial de início”, explicou o secretário Afif, ao classificar os contadores como agentes multiplicadores do projeto, que levará renda e inserção profissional aos estudantes da rede pública, além de incentivar economicamente as micro e pequenas empresas e o desenvolvimento local no estado.
“Em algo inédito nesse país, pela primeira vez um governo olha para as microempresas e para os aprendizes em uma oportunidade cultural que oferta mão de obra acompanhada e qualitativa e que olha para sua necessidade local”, declarou Rodrigo Dib, superintendente institucional do CIEE.
Através do programa Jovem Aprendiz Paulista, cada microempresa e empresa de pequeno porte registrada no Estado de São Paulo poderá contratar um jovem de 14 a 18 anos incompletos, para um contrato de até 24 meses e jornada de 4 ou 6 horas diárias. Esta contratação contará com subsídio do Governo do Estado de 100% nos gastos com seleção, contratação e promoção de cursos de capacitação profissional, que serão oferecidos pelo CIEE.
Após abertura do evento, Rodrigo Dib e Bruno Mello, supervisor de operações do CIEE, pontuaram os principais aspectos, vantagens e procedimentos para participar do Programa Jovem Aprendiz Paulista, além de responderem as dúvidas dos participantes.
Mais informações sobre o programa Jovem Aprendiz Paulista podem ser acessadas no site www.jovemaprendiz.sp.gov.br.