
Sindcont-SP é Representado por José Roberto dos Anjos em Reunião das Entidades Congraçadas com Ricardo Nunes
10 de dezembro de 2025A Contabilidade e a Sustentabilidade: uma nova era de desafios e oportunidades
A Contabilidade, tradicionalmente vista como uma função de suporte, agora se posiciona como protagonista fundamental no cenário da sustentabilidade, com a introdução de diretrizes como a OCPC-10, que trata da contabilização de créditos de carbono e outras permissões de emissão. Assim, os profissionais contábeis são desafiados a se adaptarem a um novo conjunto de exigências que visam garantir transparência e responsabilidade nas demonstrações financeiras.
Nesse contexto, Alexandre Sanches Garcia, presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC trouxe à tona a importância da Contabilidade na COP-30, que aconteceu em Belém-PR e, compartilha seus conhecimentos sobre a evolução da Contabilidade em um mundo que clama por sustentabilidade.
Confira:
Alexandre, como você vê a importância da OCPC-10 para a prática contábil no Brasil?
OCPC-10 é um marco significativo para a Contabilidade brasileira. Ela estabelece diretrizes que ajudam os profissionais a mensurar e divulgar informações sobre créditos de carbono e outras permissões de emissão de forma consistente e transparente. Essa norma é um passo importante para garantir que as empresas estejam alinhadas com as expectativas de mercado e com a necessidade de um relato sustentável.
Quais são os principais desafios que os contadores enfrentarão com a implantação do OCPC-10?
Um dos principais desafios será a adaptação às novas exigências regulatórias e a capacitação técnica necessária para lidar com a contabilização de ativos relacionados a sustentabilidade. Além disso, é fundamental que os contadores adotem uma postura proativa na busca por informações confiáveis, o que implica em um engajamento contínuo com as práticas de sustentabilidade.
Você acredita que a Contabilidade pode contribuir para a construção de um futuro sustentável?
A Contabilidade deve ser vista como uma função central na estratégia de negócios. Ao integrar práticas sustentáveis em suas operações, as empresas cumprem com as exigências regulatórias e identificam oportunidades de redução de custos e aumento de eficiência. A valorização das empresas no mercado também está atrelada a essa responsabilidade social, o que reforça o papel dos contadores como agentes de mudança.
Quais são as expectativas para o engajamento dos profissionais contábeis nesse novo cenário?
Espero que os contadores se tornem cada vez mais engajados com as práticas de sustentabilidade. Isso beneficiará a reputação das empresas e contribuirá para a construção de um futuro mais sustentável. A participação ativa dos profissionais em eventos e treinamentos, como os que são promovidos pelas Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, da qual a APC e o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP fazem parte, é essencial para que este engajamento ocorra de forma eficaz.
Que mensagem você deixaria para os contadores que estão se preparando para essa nova fase?
A mensagem que deixo é que a preparação é a chave. A Contabilidade está em constante evolução, e os profissionais devem estar prontos para se adaptar às novas exigências de relato sustentável. A busca por conhecimento e capacitação é essencial para garantir que possamos enfrentar os desafios que virão e contribuir de forma efetiva para um mundo mais sustentável.
LEIA ESTA E OUTRAS MATÉRIAS DO SEU INTERESSE NO MENSÁRIO DO CONTABILISTA DE OUTUBRO. ACESSE: : https://www.sindcontsp.org.br/wp-content/uploads/2025/12/Mensario-do-Contabilista-12-2025.pdf




