
Sindcont-SP marca presença nos 73 anos da Academia Paulista de Contabilidade
12 de novembro de 2025
EPAC – UNICID 2025 encerra o ano com sua 60ª edição e três dias de debates sobre o futuro da contabilidade
14 de novembro de 2025O trabalho das pessoas contabilistas é muito importante para nós
O diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, que recebeu, no dia 10 de outubro, o Título “Personalidade do Ano” de 2024, da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, fala exclusivamente à Revista Mensário do Contabilista sobre suas emoções ao receber a láurea e também da parceria de muitos anos com a classe contábil.
Galina é economista, sociólogo e educador em Saúde Pública, com MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, e especialização em Administração pelo International Institute for Management Development-IMD, em Lausanne, Suíça. Ingressou no Sesc em 1968, tendo ocupado diversos cargos e funções na área de finanças e administração. Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Museu Paulista, do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo, do Conselho Deliberativo do MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Conselho da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), que faz a gestão administrativa e pedagógica da SP Escola de Teatro e do Conselho da Associação Pró-Dança, instituição responsável pela gestão da São Paulo Companhia de Dança. Acompanhe a entrevista:
Como o senhor se sentiu ao receber o Título “Personalidade do Ano” da Fecontesp?
Senti-me lisonjeado com a indicação de meu nome para essa homenagem. Considero a Fecontesp uma Entidade fundamental para representar, com muita competência, os e as contabilistas do Estado de São Paulo. Agradeço o reconhecimento da minha atuação como Diretor Regional do Sesc São Paulo, o que compartilho com os nossos cerca de 9.500 funcionários e funcionárias, já que nosso trabalho é sempre coletivo e resultado de uma longa história, que se aproxima de completar 80 anos.
Fale-nos um pouco sobre a parceria do Sesc com a classe contábil nos últimos anos?
Temos relações longevas com a classe contábil, o que muito nos alegra. Posso citar o termo de cooperação para a construção de um dos antigos pavilhões no nosso Centro de Férias Sesc Bertioga. Recebemos com muita satisfação as famílias contabilistas nesse espaço, que tem sido modernizado e requalificado. E a mediação da Federação dos Contabilistas (Fecontesp) é essencial para garantir esse atendimento.
Em contrapartida, o trabalho cuidadoso e competente das pessoas contabilistas contribuem para que as empresas, vinculadas ao setor do comércio e serviços, estejam informadas sobre a legalidade das contribuições compulsórias e a destinação destes recursos.
Por que o Sesc apoia os Jogos Abertos dos Contabilistas?
Para nós, é motivo de satisfação, já que com tal ação podemos acolher uma proposta que dialoga com um dos nossos programas mais antigos, o Programa Sesc de Esportes. Em seus primórdios realizamos experiências nesse campo, como a Copa Sesc do Comércio e algumas edições de Olímpiadas do Comerciário. Oferecer a esses profissionais e suas famílias oportunidade para experienciarem o Sesc, alguns de nossos programas, mas especialmente os valores (acolhimento, educação, cidadania, sustentabilidade e acessibilidade, para ficarmos em alguns) que fundamentam o trabalho institucional sempre será motivo de alegria. O Sesc Bertioga recebe os Jogos Abertos dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Joconesp no mês de novembro com o mesmo entusiasmo que realizamos nossas iniciativas com os comerciários e suas famílias. Esta é a décima segunda edição dos Jogos.
Quais são suas expectativas esta 12ª edição?
As melhores possíveis: confraternização, convivência, espírito esportivo e também um pouco de competição porque é disso que é feito o esporte. Acredito que uma palavra não pode deixar de permear o encontro: superação. Ao lado dela, nós do Sesc, agregamos um valor fundamental em nossas atividades, o respeito à diversidade e a integração de pessoas de todas as condições e níveis de habilidades. O mais importante no esporte é praticar um! Os jogos podem ser esta porta de entrada para o hábito da prática esportiva.
Quais outras iniciativas o senhor considera importantes para fortalecer a parceria com a classe contábil?
Almejamos estar em contato e parceria constante com a classe contábil, assim como desejamos que esse público usufrua cada vez mais de nossos equipamentos e programações em uma de nossas 44 unidades distribuídas pelo Estado.
Essa aproximação pode contribuir, pela vivência e pelo contato próprios, para aprofundar o entendimento e esclarecer dúvidas sobre a contribuição compulsória e a transparência em relação à destinação dos recursos. O trabalho das pessoas contabilistas é muito importante pra nós.
Que mensagem o senhor deixaria para os profissionais da Contabilidade?
Acho que a mensagem é de apreço pelo trabalho que realizam com zelo e competência. E claro, não poderia deixar de fazer referência ao que disse, de coração, na cerimônia de homenagem: sonhem! cultivem sonhos para a construção de uma sociedade mais justa e solidária para todas as pessoas.
LEIA ESTA E OUTRAS MATÉRIAS DO SEU INTERESSE NO MENSÁRIO DO CONTABILISTA DE OUTUBRO. ACESSE: https://www.sindcontsp.org.br/wp-content/uploads/2025/11/Mensario-do-Contabilista-11-2025.pdf




