Com a presença do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, participou, na tarde desta quarta-feira (26), da cerimônia de lançamento do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE) 2022-2032 e posse dos Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE).
A solenidade, que aconteceu no auditório da prefeitura de São Paulo, contou ainda com a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, do secretário municipal da Fazenda, Guilherme Bueno, do presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait, e da vereadora Sandra Santana, além de outras autoridades e parlamentares.
O PMDE, lançado pelo órgão municipal, será dividido em eixos e vertentes, cujo objetivo é desburocratizar e simplificar os processos na cidade de São Paulo, de acordo com o prefeito Ricardo Nunes. “Vamos impulsionar o crescimento econômico da cidade de São Paulo nos próximos dez anos”, disse ele.
O projeto conta com 35 propostas e 119 ações de curto, médio e longo prazo para impulsionar a retomada econômica e criar um ambiente de desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo. “São Paulo é uma cidade fértil para investimentos e empreendedorismo e nós precisamos contribuir para que os setores da economia não sejam mais afetados e criem novos postos de emprego e oportunidade para as pessoas”, comentou Nunes, após assinatura do plano.
Geraldo Lima e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso
Já a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, que está à frente do trabalho, lembrou que o projeto surgiu em fevereiro de 2020, na gestão do prefeito Bruno Covas (In Memoriam), quando fizeram um chamamento à sociedade civil, entidades e sociedade, para juntos, contribuírem nos próximos dez anos com a missão de calibrar rotas e maximizar oportunidades. “A proposta é melhorar o ambiente de negócios e qualificação da mão de obra, pontos essenciais de metas do PMDE”, acrescentou.
Para o presidente da Casa do Saber Contábil, Geraldo Carlos Lima, as propostas são muito boas “vamos aguardar pela execução. A cidade de São Paulo merece cuidados e zeladoria”, frisou.
Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico
O projeto prever maximizar as oportunidades de ativação econômica decorrentes da ação da prefeitura, estabelecendo metas, com apoio ao empreendedor e atração de investimentos para a cidade, no intuito de promover o desenvolvimento econômico estrutural, dinâmico e diverso para um crescimento inclusivo, competitivo e sustentável, além de potencializar vocação e talentos regionais para fazer de São Paulo uma cidade com mais igualdade, oportunidades e melhores condições de vida.
Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico
Para acompanhar a execução do PMDE e receber as sugestões debatidas nas Câmaras Temática, a Prefeitura criou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. O CMDE será composto por 20 membros, sendo 10 do poder público e 10 da sociedade civil.
Portal da Economia Paulistana
Outra novidade lançada pela Prefeitura de São Paulo é um portal destinado a investidores estrangeiros e nacionais, empreendedores já estabelecidos na Capital e pessoas que querem abrir um negócio.
O portal, que conta com versões em inglês e espanhol, está dividido em sete seções, onde o usuário poderá solicitar abertura de empresa, atendimento especializado realizado pela equipe da SP Negócios, informações setoriais, territoriais e dados estatísticos, além da legislação e
Para visitar o portal da economia paulistana acesse: www.negocios.prefeitura.sp.gov.br
Mais informações sobre o primeiro Plano de Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE), no portal da prefeitura de São Paulo em: https://www.capital.sp.gov.br/.