Evento será transmitido ao vivo no canal da Casa do Saber Contábil no YouTube
A nova forma de recolhimento do FGTS que utilizará as informações do eSocial, reduzindo burocracias e o tempo gasto pelas empresas no cumprimento de obrigações trabalhistas, será debatida em evento virtual do Grupo de Tributos e Obrigações do Sindcont-SP, no dia 14 de junho, às 19h.
Segundo o governo, o desenvolvimento do sistema está em ritmo acelerado e, em breve, será divulgada a data de implantação do FGTS Digital, que promete substituir a GFIP. Logo depois, os empregadores terão um prazo para se adequarem à nova forma de recolher para ajustar seus processos internos e conhecer melhor o sistema. Inclusive, será disponibilizado um ambiente de testes com produção limitada, onde poderão visualizar os dados reais declarados via eSocial e como aparecem no FGTS Digital, além de simular a emissão de guias.
Entre alguns benefícios e facilidades, a proposta da futura plataforma é eliminar os custos adicionais com a diminuição das operações incorridas pelo FGTS; melhorar os serviços voltados para trabalhador e empregador; integração de ambientes e facilitação ao acesso e gerenciamento de informações; controle e transparência dos processos; emissão de guias rápidas ou personalizadas; pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado; entre outras oportunidades.
Palestra
Todas essas informações e dúvidas serão detalhadas no dia 14 de junho, às 19h, em evento ao vivo no canal do Sindcont-SP (https://bit.ly/3wWHqhG) que receberá o auditor fiscal do trabalho, coordenador-geral de Governo Digital Trabalhista e do projeto eSocial no Ministério do Trabalho e Previdência, João Paulo Ferreira Machado.
A live contará com a mediação do presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, da diretora Cultural, Marina Suzuki, a vice cultural, Carolina Tancredi de Carvalho e do vice-diretor Financeiro, Milton Medeiros de Souza.