Gerir uma entidade é deixar uma impressão de si nela, trabalhando para o seu desenvolvimento e pelo bem daqueles que a integram. E este caminho será trilhado a partir de agora por José Vanderlei Masson dos Santos, o novo presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp, que tomou posse no dia 1º de janeiro para a gestão 2020/2021.
Esta é a terceira vez que José Vanderlei assume a cadeira de presidente da Apejesp. Mas, nem por isso o peso da responsabilidade será menor. “Para mim, presidir a Apejesp é uma honra e um reconhecimento pela classe pericial. Com certeza estar à frente da entidade e representar os peritos das mais diversas áreas, sendo humanas, biológicas e exatas é um grande desafio sempre”.
Seu relacionamento com a Apejesp começou em 1994, quando se associou à entidade, a convite do atual vice-presidente Silvio Lopes Carvalho. Desde então, vem fazendo a sua parte como perito na divulgação e promoção cada vez mais da atividade.
Além de presidente, o profissional também atuou no conselho deliberativo da Associação. Conhecer a entidade tão bem, entretanto, ajuda Masson a reconhecer as suas necessidades e o que é possível fazer para impulsionar o seu crescimento.
Tanto que o seu objetivo enquanto presidente é implementar uma gestão profissional para que a categoria possa avançar e consolidar o respeito e reconhecimento merecidos diante da nobre missão que envolve a profissão de perito. “A nossa gestão será pautada pela ética e a transparência, buscando sempre o diálogo franco e construtivo com todos os tribunais, cartórios, entidades e conselhos de classe e outros parceiros. Vamos aprofundar o relacionamento com as demais associações, conselhos de classe e entidades profissionais, além de continuar os esforços pela aquisição de uma nova sede mais ampla que possa atender ainda mais o associado”, salientou.
Amor pela Contabilidade
A atuação profissional de José Vanderlei Masson dos Santos é baseada na Contabilidade, área da qual é bacharel e técnico, com mais de 30 anos de atuação, uma vez que começou a trabalhar em 1980.
A escolha pela profissão foi motivada pela percepção da sua importância tanto para as empresas quanto para a sociedade. “Nós, contadores, fazemos a diferença”.
Com o surgimento do interesse pela área de perícia, o profissional se especializou neste segmento, sendo atualmente Perito Contador das Varas Especializadas em Falências e Recuperações Judiciais da capital de São Paulo e Varas Cíveis da capital e interior de São Paulo e outros estados da federação. Além de prestar serviços para o Bacen e a Susep, como assessor contábil e liquidante substituto em instituições financeiras e seguradoras sob o regime de liquidação extrajudicial.
Todas as suas atividades são apoiadas pela sua família, composta por sua esposa Yara (com quem está casado há 32 anos) e suas duas filhas Danielle e Adriane.
Nas horas vagas, Masson gosta de ler, cuidar de plantas e cozinhar.
Para coordenar as suas atividades profissionais, com a família e a Presidência da Apejesp, o profissional procura administrar o tempo de forma produtiva. “De maneira que consiga dar a devida importância a Apejesp, ao meu escritório e à minha família. Também tento, sempre que possível, conciliar com a participação da família nas confraternizações. É necessário amadurecimento para encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal”.
Desafios da área
O presidente da Apejesp aponta que o principal desafio da atuação em Contabilidade está na atualização constantemente e diária. “O impacto da tecnologia na atividade do profissional da Contabilidade é enorme, muitos que desempenham funções especificas estão precisando se adaptar e se adequar a uma nova realidade. Outro ponto é atualização diária, nós devemos nos aprofundar na legislação, normas e procedimentos técnicos com mais frequência”.
E as entidades da classe fazem parte das soluções para estas questões, segundo o contador, uma vez que são imprescindíveis para a defesa dos interesses coletivos de cada profissão.
“As entidades de classe buscam a equivalência da profissão onde atuam, além do desenvolvimento contínuo do profissional. Com certeza muitas conquistas que existem hoje nas mais diversas áreas vieram de causas e reinvindicações das entidades da classe.”
Assim, os profissionais podem esperar uma parceria ainda maior entre Apejesp e o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, entidades que são coirmãs. Inclusive, a Apejesp nasceu dentro do Sindcont-SP. Os primeiros passos da associação se deram por meio de contadores à época filiados ao Sindicato e que atuavam na perícia contábil. Por isso, a relação entre as entidades é de longa data, e como sempre gera grandes benefícios na defesa dos interesses de seus associados, principalmente, na área de educação profissional continua.
Sobre o futuro da Contabilidade, a visão de Masson é clara e direta: “O tempo é de união de forças para se fazer representar da melhor forma possível”.