Na manhã do último sábado (18) a 10ª Semana Paulista da Contabilidade proporcionou um novo debate para falar sobre as universidades empreendedoras e o movimento empresa júnior. O assunto foi apresentado pelo coordenador estadual da Fejesp – Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo, Rafael Morandi Piccoli Rocha, e moderação do presidente Geraldo Carlos Lima e Claudinei Tonon, vice-presidente.
Marilia Queiroz
A gerente de BPM, da Crowe Auditoria e Consultoria, Marilia Queiroz, também participou do evento na Casa do Saber Contábil.
Os participantes ainda foram brindados com um novo painel, logo na sequência, sobre o tema “Docência em Ciências Contábeis: Paradigmas no Momento Atual”, que contou com a explanação dos professores da Unicid – Universidade Cidade de São Paulo, Ricardo Krayuska de Araujo e Wagner Pagliato, coordenador do curso de Ciências Contábeis.
Debates
Na primeira atividade do dia, Morandi, representante da Fejesp, explicou sobre o movimento empresa júnior e o ranking de universidades empreendedoras. Em sua explanação, ele apresentou um panorama sobre a educação superior no Brasil e revelou que o Brasil está entre os cinco países com piores taxas de pessoas com ensino superior entre as 45 nações analisadas em um estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Para ter uma ideia e analisar o potencial das juventudes “cerca de 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações mudaram. E o desemprego desses jovens fica em 31,4% em 2020, mais que o dobro da média geral, segundo o IBGE”, explicou.
Ainda sobre o Movimento Empresa Júnior, Rocha comentou que o proposito da Federação é ter um Brasil empreendedor. “Nossa missão é formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o País. É a nossa razão de ser, que nos norteia e reafirma nossa identidade como Movimento Empresa Júnior”, afirmou.
Ao termina da sua apresentação, o coordenador Estadual da Fejesp respondeu as perguntas dos participantes que estavam online nos canais do Sindcont-SP e CRCSP no YouTube e também os presentes na sede da Casa do Saber Contábil. A moderação do painel foi feita por Geraldo Lima e Claudinei Tonon.
Já na segunda parte do evento, a turma da Universidade Cidade São Paulo – Unicid assumiram o debate para tratar sobre “Docência em Ciências Contábeis: Paradigmas no Momento Atual”.
Os professores Ricardo Krayuska de Araujo e Wagner Pagliato fizeram um comparativo sobre o mundo acadêmico e corporativo, com dicas e exemplos práticos, e ainda sobre a docência, os novos docentes e formação. “O momento atual requer mudanças rápidas, conhecimento de tecnologia, necessidade de adaptação e continuidade presente, mesmo em aulas síncronas e remotas e o perfil atual dos alunos de contábeis é dinâmico, trabalha sob pressão, uso recorrente da tecnologia e conhecimento em normas”, exemplificaram os docentes da Unicid.
Por fim, eles lembraram que, no mundo educacional “ a docência requer exercícios que envolve muitos outros aspectos, uma vez que se trata de uma relação entre humanos, isto é, sujeitos com concepções e interesses diversos”, finalizaram Krayuska e Pagliato.
10ª SPC
A programação da 10ª SPC continua nesta segunda, terça e quarta. Garanta sua presença e inscreva-se: https://bit.ly/3zaNPFl.
O evento conta com o Patrocínio Diamante da Omie; Ouro, da ABC71, BDO Brazil e Crowe; Prata, da Fortes Tecnologia; e Bronze, da BSSP Centro Educacional, Contmatic Phoenix Oficial e Conferir; e o apoio institucional do CIEE; Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; APEJESP; Sescon-SP; Fecontesp – Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; Academia Paulista de Contabilidade; ANEFAC Brasil e Contabilidade na TV, Mídia Partner da 10ª SPC.