Há 99 anos, no Brasil comemoramos o Dia do Trabalho, quando o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial. Mas a consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no País só foi anunciada apenas no dia 1º de maio de 1943, durante o governo de Getúlio Vargas. A data é reverenciada internacionalmente em 157 países membros da Organização das Nações Unidas-ONU, desde que, em 1.º de maio de 1886, trabalhadores de Chicago, nos EUA, fizeram uma greve por melhores condições de trabalho. Também em 1º de maio de 1889, na França, foi instituído o Dia do Trabalho em homenagem às pessoas que perderam a vida lutando por seus direitos, que ficaram conhecidas como os “Mártires de Maio”, segundo a professora e educadora Daniela Viana.
Por aqui também, o Dia do Trabalho não deve ser uma data só para comemorarmos ou viagens, mas sim para fazermos uma profunda reflexão sobre as atuais condições de trabalho na classe contábil e em outras profissões de igual maneira.
Infelizmente, segundo o relatório sobre as tendências globais, da Organização Internacional do Trabalho-OIT, até o fim deste ano, o número de desempregados no mundo irá ultrapassar a marca 208 milhões, sendo que haverá ainda um recuo mundial de oportunidades empregatícias em 1%, neste ano, em razão das consequências econômicas da guerra na Ucrânia, política monetária mais restritiva e alta da inflação.
Além disso, nos últimos anos, a pandemia da Covid-19, provocou o fechamento de inúmeros estabelecimentos em todo o mundo e no Brasil também, e, em consequência disso, provocou uma gigantesca mudança em todas as áreas do trabalho, em especial na Contabilidade, nos trazendo a urgência de transformação digital. O atendimento ao cliente, o teletrabalho, as reuniões online, as participações em eventos por meio de teleconferências… Tudo isso demandou que fossemos atrás – e rápido – de novas habilidades, para atender aos nossos associados e profissionais da Contabilidade de todo o País, que passaram a se utilizar de nossas plataformas digitais para obter informações e conhecimentos.
Diante desse assustador cenário passamos a nos perguntar: “O que será do meu emprego?” Mas, nós, profissionais da Contabilidade, por enquanto, não estamos sofrendo com desemprego, muito pelo contrário, pertencemos a uma categoria com alto grau de empregabilidade, graças a Deus!
Inclusive, o último Guia Robert Half de cargos e salário colocou a Contabilidade como uma das profissões mais procuradas para este ano de 2023. Contudo, sejamos realistas: com tantos negócios encerrando suas atividades, não demorará muito para que sejamos atingidos pela bola de neve do desemprego que está se formando em todo o mundo.
O que diz o ChatGPT
Com isso em mente fui consultar o ChatGPT – o chatbot online desenvolvido pela OpenAI que está fazendo um tremendo sucesso – e lhe perguntei: “O que será do meu emprego e do meu futuro?”. A resposta foi a seguinte: “Infelizmente, não posso prever o futuro do seu emprego. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para se preparar e aumentar as suas chances de manter seu emprego ou encontrar um novo emprego se necessário”.
E, entre as várias dicas que o robô me ofereceu, listei essa que considero de primordial importância: “Desenvolva habilidades e competências relevantes para sua área de atuação”.
Pensei muito sobre essa resposta e cheguei à conclusão de que o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP está no caminho certo. Pois desde sua fundação, em 19 de julho de 1919, se preocupa com a melhoria da educação profissional continuada dos contabilistas, bem como com a sua inserção no mercado de trabalho.
A educação continuada garante uma melhor adaptação às novidades que estão surgindo a todo instante, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias, inclusive, como o próprio ChatGPT, por exemplo.
A continuidade dos estudos permite que os profissionais se mantenham a par das discussões teóricas e práticas da atualidade. Acompanhando e dominando esse cenário de metamorfose constante, e absorvendo as modificações que se fazem necessárias para a melhoria de sua produtividade e dos relacionamentos, no trabalho, na família e na vida.
Sendo assim, no Dia do Trabalho de 2023, a mensagem que gostaria de transmitir é que devemos estar em constante aprendizado para enfrentarmos os obstáculos que nos serão postos, os quais sempre aparecem como testes, para que saibamos solucioná-los, a fim de promover o nosso próprio crescimento pessoal e profissional.
Assim, neste mês de maio, comemoramos, além do Dia do Trabalho também o Dia das Mães. E, nestas datas festivas, a Casa do Saber Contábil aproveita para enfatizar a importância e a necessidade da educação profissional continuada, uma verdadeira mãe presente, que nos ensina a termos força e resiliência diante de cenários que muitas vezes nos parecem adversos, mas como nos ensinou um dos mais conceituados oradores da Roma Antiga, Marco Túlio Cícero: “Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maiores serão as satisfações ao vencê-las”.
Feliz do Dia do Trabalho e Dia das Mães, com força, resiliência e confiança no futuro.
Claudinei Tonon
Presidente do Sindcont-SP