No dia 5 de setembro, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo foi palco de uma comemoração especial em homenagem ao Dia do Contabilista. O evento contou com a presença do presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Claudinei Tonon, e de várias lideranças da classe contábil.
Na oportunidade foram homenageados, por conta de seus trabalhos e contribuições à classe contábil, o vice-presidente do Sindcont-SP, José Roberto Soares dos Anjos e a diretora de Educação Continuada da Entidade, Marina Kazue Tanoue Suzuki, dentre outros profissionais de reconhecido destaque na profissão.
A homenagem foi proposta pelo vereador Jorge Araújo, em conformidade com a Lei n° 1.384, de 1996, que reconhece a importância da profissão para o desenvolvimento econômico e social da cidade. É um momento importante para todos nós que atuamos na área, destacou José Roberto dos Anjos. “Receber esta homenagem é uma honra que me emociona profundamente. Jamais imaginei que meu trabalho pudesse tocar tantas pessoas. Essa trajetória não foi construída sozinho. Compartilho essa homenagem com todos os colegas que caminharam comigo, enfrentaram desafios e celebrando conquistas”.
Marina Suzuki também expressou sua satisfação com a homenagem. “Celebrar o Dia do Contabilista é lembrar que nossa profissão é fundamental para a transparência e a saúde financeira das empresas e, consequentemente, do País”.
O padrinho da homenagem foi o Diretor Administrativo do Sindcont-SP, Nobuya Nomura, que destacou a importância do trabalho de ambos os colegas de diretoria.
Também, na ocasião, o mentor da iniciativa, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, juntamente com o vereador Jorge Araújo, recebeu a Medalha João Ramalho, honraria da Casa Legislativa da região, que ressalta seu compromisso e dedicação ao fortalecimento da Contabilidade no âmbito local.
Durante a cerimônia, foram realizados discursos que ressaltaram a importância do trabalho dos profissionais contábeis na promoção da ética, da responsabilidade e da eficiência nas gestões financeiras das organizações. Os palestrantes enfatizaram que a Contabilidade vai além da simples contabilização de dados, abrangendo uma análise crítica que poderá contribuir significativamente para a tomada de decisões estratégicas nas empresas.
A valorização da categoria também foi reforçada por Claudinei Tonon, que destacou a necessidade de investimentos em educação continuada e inovação na área contábil. “Precisamos nos adaptar às novas tecnologias e tendências do mercado. Somente assim podemos continuar a agregar valor aos nossos serviços e à sociedade”, afirmou.