O segundo dia do 41º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac e o Congresso Acadêmico “Inteligência Artificial – Realidades e Projeções”, realizados pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e a FMU – FIAM/FAAM Centro Universitário, ocorreu na terça-feira, 16 de maio, por meio do canal da Casa do Saber Contábil no YouTube.
A temática abordada foi as “Normas Contábeis para Pequenas e Médias Empresas”, explanada pelo professor e especialista em estratégia empresarial e em Contabilidade Internacional, Luciano Perrone. A condução da dinâmica dos trabalhos ficou a cargo da coordenadora do Grupo de Tributos e Obrigações e diretora de Educação Continuada, Marina Suzuki, com apoio do diretor Financeiro, Milton Medeiros, e do membro do grupo Ailton Barboni.
Abertura
Ao recepcionar os participantes e estudantes que acompanhavam os estudos da noite, Marina Suzuki agradeceu a participação de todos e falou sobre o Grupo de Tributos e Obrigações. “Reunimos semanalmente, com intuito de atualizar os profissionais e associados sobre as últimas atualizações contábeis, além de assuntos que impactam o dia a dia da classe contábil e, nessa semana, junto com a FMU, promovemos uma semana de estudos e compartilhamento de experiência, portanto, espero que aproveitem bastante”, disse ela.
Na sequência, o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, frisou novamente a sua alegria em participar dos Epacs, desde o projeto inicial, até essa edição, e ainda do sonho do consultor jurídico da entidade, Ernesto das Candeias (in memoriam), que era visitar as universidades e propor essa troca de conhecimento “essa atividade tem como objetivo atualizar vocês sobre as constantes alterações, pois os estudantes que não continuarem acompanhando as mudanças, não terão espaço e nem sucesso em suas atividades, então, esse apoio e suporte que a entidade propicia, especialmente na oferta de educação continuada, é fundamental para o aprimoramento de vocês”, frisou o líder setorial, ao convidar os estudantes a conhecerem o Sindcont-SP “aproveitem o máximo essa semana e conheçam mais o seu sindicato de classe e todo suporte oferecido”.
“A nossa premissa é defender o profissional da contabilidade e buscar sempre pela sua valorização, principalmente na educação profissional continuada, como o 41º Epac e o Congresso FMU”, lembrou Medeiros.
Representando o Centro Universitário FMU, o professor Fernando Padilha Santiago, deu as boas-vindas e falou sobre a parceria “essa integração educacional, por meio da entrega de conhecimento e muito aprendizado, está enraizada em nosso DNA e faz parte da nossa proposta de ensino, que é muito importante para todos nós”.
Palestra
Ao iniciar sua apresentação, Perrone falou da pauta desafiadora que iria abordar sobre as normas que estão em vigor para pequenas e médias empresas e dos estudos proporcionados que abrangem o tema “ nossa ideia nessa noite é prepara-los para novas pesquisas e continuidade desse assunto que é muito pertinente, a fim de apresentarmos um cenário prático, vivenciando o dia a dia, com compartilhamento de partes práticas e os desafios rotineiros”.
Entre as metodologias apresentadas, o especialista tratou sobre o panorama conceitual de IFRS no Brasil, as ações fundamentais para adequação às normas, as demonstrações contábeis exigidas e os efeitos práticos relevantes.
Segundo o docente, as IFRS não são novas, pois elas passaram a ser exigidas na Europa, no ano de 2004 e, hoje, mais de 200 países praticam o conceito, inclusive, o Brasil “estamos falando de uma nova linguagem mundial de contabilidade”.
De forma prática, Perrone expôs alguns casos práticos, seguindo um cronograma de pontuações especificos, para, após todo o processo, as organizações estarem aptas e começarem a aplicar as normas internacionais. Diante dos efeitos práticos com a declaração de conformidade, o especialista informou que as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e as normas emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – NBC TG 1.000 (R1), NBC TG 1001, NBC TG 1002.
Ao término do encontro, foi aberto para perguntas e dúvidas dos participantes e estudantes. A vice-diretora de Educação Continuada, Ana Maria Costa, também prestigiou o evento.
O 41º Epac e Congresso Acadêmico FMU continua nessa quarta-feira (17) com uma atividade do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC). Perdeu a apresentação dessa terça-feira ou quer rever novamente? Acesse o canal do Sindcont-SP no YouTube e acompanhe todos os debates e a semana de estudos, que ocorre até o dia 19 de maio.
O evento conta com o patrocínio Bronze do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e apoio institucional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; Auditoria Independente do Brasil – Ibracon – 5ª Seção Regional; Academia Paulista de Contabilidade – APC; e Associação Nacional de Executivos – Anefac.