O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcontsp, com mais de 105 anos de atuação, tem garantido os direitos dos contabilistas conforme seu Estatuto Social. Recentemente, recebemos diversas denúncias de associados sobre acessos indevidos em contas de contribuintes no site do governo federal (gov.br).
Por isso, o Sindcontsp reforça a orientação para que os contribuintes adotem e mantenham medidas de segurança, conforme indicado no site gov.br. É importante lembrar que essa responsabilidade é de todos os usuários que usam qualquer tipo de serviço de forma digital, não apenas para contabilistas.
A maioria dos acessos indevidos ocorre por falhas na segurança e responsabilidade única e exclusiva do usuário, tais como: clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS ou redes sociais; não verificar a autenticidade de notificações de acesso; ou compartilhar acidentalmente suas credenciais de acesso com terceiros, pode facilitar a invasão de pessoas mal-intencionadas, levando a consequências negativas irreparáveis.
No site do Governo Federal, existem medidas para melhorar a segurança no site gov.br e medidas para serem adotadas nos casos detectados de acesso indevido, como lavratura de boletim de ocorrência, mudança de senhas de acesso, aumento no nível de segurança da conta e a verificação em duas etapas, dentre outras medidas preventivas.
Como forma de utilidade pública e informando, tanto contribuintes quanto contabilistas, o Sindcontsp compartilha o acesso a essas informações essenciais para proteção digital de todos os usuários, informando sobre as medidas de segurança orientadas pelo site do Governo Federal.
Deixamos aqui o link com as orientçãoes do Gov.br.
Claudinei Tonon
Presidente Sindcont-SP
Gestão 2023-2025