A constituição de uma holding familiar, cuja expressão vem do verbo inglês “to hold” que, na tradução livre, significa segurar, é um dispositivo proficiente e eficaz às famílias que buscam realizar um planejamento sucessório.
Por meio desse instrumento é dada a transformação dos bens, imóveis, móveis e direitos, os quais estavam declarados em imposto de renda pessoa física do casal e de seus futuros herdeiros em quotas/ações representativas desse patrimônio. E, logo, os membros da família se tornam sócios entre si.
De forma geral, a holding familiar consente que a família polarize e defenda seus bens e patrimônios, afastando assim a separação do ativo e a solvência do controle. Estabelecer uma holding familiar é uma ideia bem considerável quando se deseja assegurar, ao longo das gerações, a continuidade dos negócios.
Contabilidade para Holding
No que tange às suas especificidades, a holding necessita do suporte de um serviço contábil especializado, o que demanda, é claro, profissionais devidamente capacitados para lidar com elas.
Primeiro, porque, para cuidar das rotinas fiscais e contábeis do negócio, o contador e sua equipe precisam ter noção aprofundada em legislações singulares, além de conhecer bem a área de atuação.
Assim sendo, a Contabilidade para holding é uma Contabilidade tarimbada na administração e criação contábil desse gênero de empresa, com conhecimento intrínseco para atender a todas as demandas do negócio. Fato é que para se atuar neste segmento, bastante complexo, é necessário investir em uma especialização, considerando que uma pessoa devidamente habilitada estará mais apta para contribuir com melhores decisões financeiras.
Atividades Contábeis nas holdings
Dentre as atividades desempenhadas pelo contador e sua equipe, merecem destaque: abertura, registro do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica-CNPJ e regularização da holding; orientação tributária e societária; apuração de impostos e emissão das guias de pagamento; cálculo de tributos e da folha de pagamento; envio de obrigações acessórias aos governos; controle das certidões negativas de débitos; elaboração de balanço orçamentário, balancetes e outros documentos contábeis; escrituração de movimentos do que entra e o do que sai; e apresentação de relatórios e de indicadores; avaliação de oportunidades e riscos de negócios. Dessa forma, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP entende que o trabalho contábil é indispensável para a criação, funcionamento e progresso da holding no mercado. E quando essa função é estruturada de modo eficiente e responsável, ela contribui para a coleta precisa de informações para o negócio; oportunidades como possíveis ganhos com investimentos; agilidade para lidar com a parte burocrática da empresa; e redução de custos, especialmente com os aspectos tributários.
Curso Holding Visão Societária e Tributária
Nesse contexto, o Sindcont-SP realizará de 5 a 7 de dezembro, um curso híbrido para orientar os participantes a compreender o conceito de uma empresa de Holding, suas várias maneiras de constituí-la, a forma de integralização do capital social e seus aspectos tributários.
O treinamento será conduzido pelo advogado e consultor jurídico especializado em direito empresarial e tributário, Alberto Batista da Silva Júnior.
Inscreva-se e garanta sua vaga: https://app.higestor.com.br/inscricao/9687.
Mais informações pelo WhatsApp (11) 3224-5101 ou no e-mail: cepaec@sindcontsp.org.br.