O 3º Summit, realizado pelo Sescon-SP, reuniu no dia 10 de fevereiro, na capital paulista, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, o deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli, o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e o jornalista Heródoto Barbeiro para falar sobre “Tributação, Economia e Política: sinergia na construção de convergências para a governabilidade em 2023”.
A atividade, que foi prestigiada por mais de 200 pessoas entre autoridades, lideranças da contabilidade e de diversos setores, contou com a presença do presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Claudinei Tonon.
Ao abrir os trabalhos, o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, falou da liderança da entidade e do papel da classe contábil como intermediadores da relação fisco-contribuinte na busca pela simplificação e melhoria ao ambiente empreendedor, bem como ao incentivo das empresas “somos nós que levantamos a bandeira do setor e eventos como esse, com o início do ano legislativo e redução expressiva da pandemia, é ideal para retomarmos pautas relevantes para o nosso país, e o Summit tem como propósito alavancar esses debates e corroborar o importante papel do setor de serviços nessa retomada e impulso ao crescimento”, disse ele, ao frisar que o segmento de serviço é responsável por 72,8% do Produto Interno Bruto – PIB “trata-se do setor que mais emprega, ocupando mais de dois terços da mão de obra, por isso precisa ser ouvido na reforma tributária”.
Na mesma linha, falou a vereadora de São Paulo Edir Sales e o deputado estadual Itamar Borges. “O Summit, que chega a sua terceira edição, proporciona grandes resultados e debates”, disse a parlamentar. Já Borges, ressaltou a figura do secretário Afif Domingos como defensor do empreenderismo e lembrou que o evento “é uma bussola de pautas a serem trabalhadas pela Frente Parlamentar do Empreenderismo, tanto em âmbito estadual como federal, para atuação e busca da melhoria do ambiente favorável e simplificação dos negócios”.
Representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, reforçou o papel das entidades congraçadas na luta por justiça ao empreendedor e o papel do Summit “que busca propor caminhos para abordar a governabilidade, melhoria no ambiente de negócios e da política”.
Em seguida, o ministro do STF, Luiz Fux, falou da necessidade de desjudicialização, simplificação das formas e de segurança jurídica no Brasil, junto com os demais debatedores e o moderador Heródoto Barbeiro. “Segurança jurídica é extremamente essencial e a coisa julgada tem que ser tratada no Brasil como um direito fundamental”, enfatizou Fux.
Já Afif e Bertaioll reforçaram a importância da simplificação do sistema e da necessidade do processo ser efetuado por etapas e da relevância do empreendedor no Brasil.
O Summit é um evento que busca trazer para o debate temas que sejam de interesse aos profissionais contábeis, sejam pautas políticas, trabalhistas ou também de relevância ao empreendedorismo.
Com informações e fotos da assessoria de imprensa do Sescon-SP