
SINDCONTSP Orienta sobre as Novas Regras de Tributação de Lucros e Dividendos após Sanção da Lei nº 15.270/2025
19 de dezembro de 2025O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Claudinei Tonon, participou da entrega da Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, ao presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, José Heleno Mariano, no dia 19 de dezembro de 2025, durante a Sessão Solene comemorativa aos 79 anos de instalação do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, na sede da Entidade.
A solenidade aconteceu simultaneamente à realização da 19ª Sessão Plenária do Conselho, mantendo as mesmas tradições e ritos das plenárias regulares, ocasião em que o presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, apresentou um resumo das atividades realizadas do Conselho paulista neste ano de 2025, quando também fez a entregas dos Diplomas de Mandatos aos componentes de sua Diretoria, que se encerra em 31 de dezembro de 2025.
Também estavam presentes ao evento a vereadora Edir Sales; o vice-presidente e presidente eleito do Sindcont-SP para a gestão 2026-2028, José Roberto Soares dos Anjos; muitas lideranças da classe contábil e acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade, que foram prestigiar seus colegas e confrades.
Homenageados
Além de José Heleno Mariano, também recebeu a Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho, o contador José Donizete Valentina; a Medalha José Rojo Alonso foi agraciada ao contador perito José Vanderlei Masson dos Santos; a Medalha Pedro Pedreschi foi entregue ao contador Carlos Alberto Baptistão, que presidiu o Sescon-SP e a Aescon-SP na gestão 2022-2024; e encerrando o ciclo de entrega de medalhas, a professora Mara Jane Contrera Malacrida, foi honrada com a Medalha Horácio Berlinck.
Pronunciamentos:
O presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Alexandre Sanches Garcia, falou em nome dos presidentes da Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, com um discurso bastante realístico: “Estamos vivendo um movimento silencioso em quantidade e qualidade que nos preocupa. Por exemplo: o exame de suficiência, desde 2011, registra cerca de 80% de reprovação; o ENAC, que é um exame do MEC, aplicado aos alunos do último ano, mostra que apenas 15% das mais de 1.300 instituições de ensino, que ofertam os cursos de Ciências Contábeis alcançam as melhores notas”.
“Além disso”, continuou o presidente Garcia, “há 10 anos, o número de matriculados nos cursos de Ciências Contábeis vem caindo, hoje é o sétimo curso mais procurado, enquanto em 2010 era o quarto. Ou seja, o nosso balanço não é positivo. Assim precisamos de união para reverter esse quadro. Temos exemplos de conquistas significativas quando atuamos juntos, tanto no campo tributário, político, quando no segmento de ensino”.
O homenageado e detentor da Medalha Pedro Pedreschi Carlos Alberto Baptistão, se pronunciou em nome dos homenageados, com cumprimentos aos 79 anos do CRCSP e elogios aos medalhados.
Já o presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, finalizou a cerimônia com agradecimentos a toda a sua equipe e parceiros. “A função da Presidência é a de coordenar, mas é a nossa equipe que realiza o trabalho e verdadeiramente faz acontecer. Muito obrigado a todos,” finalizou Castilho.






