“Trazendo em seu DNA a marca da educação profissional continuada, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP adentra no seu primeiro século de existência mantendo as tradições dos pioneiros, mas ainda mais forte, pujante e ativo em desejo dos interesses dos profissionais da classe e na prestação de serviços aos associados. O que nos permite afirmar que, hoje, somos reconhecidos por profissionais de outros segmentos, que nos procuram em busca de conhecimentos nas áreas contábil, tributária e regulatória”.
Com essas palavras, o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, recebeu lideranças da Contabilidade e dos órgãos públicos, em sua sede, no dia 19 de julho de 2023, para comemorar os 104 anos de existência e atuação da Entidade e também para fazer a outorga do Título “Contabilista Emérito” ao contador Gildo Freire de Araújo, o que é uma tradição nesta data.
Compuseram a mesa solene e se pronunciaram sobre a data: Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; Gildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e homenageado da noite; José Heleno Mariano, vice-presidente de Administração da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, representando a presidente Telma Tiberio Gouveia, e o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, Divanzir Chiminacio; Marcia Cecilia Meng, Superintendente da 8ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil; Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont-SP na Gestão 2017- 2019, representando os presidentes de gestões anteriores; Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo – Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis – Aescon-SP, que falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; Márcio Massao Shimomoto, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, representando também o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordini; e Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC.
Pronunciamentos
Nas palavras de Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, o congraçamento das Entidades Contábeis paulistas é único e atua sempre pensando no melhor para a profissão contábil, e também para o empreendedorismo. “Essa união nos tem rendido muitos frutos, com pleitos conquistados e valorização de nossa profissão. Temos aberto muitos canais de diálogo com o Legislativo, Executivo e Judiciário, o que nos permitem atuar em conjunto pela nossa classe, como é o caso do grupo de trabalho mantido com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, onde temos voz ativa para apresentar as necessidades dos contadores e dos empreendedores, e trabalhar por um ambiente de negócios menos burocrático”.
Quanto à reforma tributária, Baptistão conclamou a classe a se unir e procurar os senadores para tentar aprovar uma reforma que, de fato, traga progresso para o País. “Somos os principais articuladores desse complexo sistema tributário e temos legitimidade para falar. O texto aprovado na Câmara dos Deputados trouxe inegáveis avanços, mas precisamos lembrar-nos da importância do equilíbrio da carga tributária para o setor de serviços, atualmente o que mais emprega no País”.
Na sequência, Marcia Cecilia Meng, Superintendente da 8ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, falou do seu enorme prazer de estar com os profissionais da Contabilidade e da importância de uma maior interlocução: “São vocês que operam o Direito Tributário no dia a dia e se quisermos maior conformidade com o contribuinte, devemos nos unir ao profissional contábil. Vamos abrir um fórum de comunicação no qual os contadores irão nos ajudar a canalizar as diversas demandas. A Receita Federal está passando por um momento de transformação onde ela pretende se tornar cada vez mais orientativa e menos punitiva e vocês são parceiros fundamentais para isso”.
Voltando à tribuna Luiz Fernando Mussolini, pela primeira vez, após o término de sua gestão, Antonio Eugenio Cecchinato, presidente no período 2017-2019, se pronunciou em nome dos presidentes das demais gestões. “É com grande emoção e gratidão que ocupo essa tribuna. É muito prazeroso retornar em especial nesta noite em que o Sindcont-SP celebra o seu 104º ano de fundação. De acordo com os nossos anais, tivemos 44 presidentes, sendo que nove ainda estão vivos, e os demais estão presentes em nossa memória de agradecimento. Tive a honra de presidir a Entidade no ano do seu Centenário e, durante a minha gestão e nas passadas e futuras, como a do meu amigo Claudinei Tonon, o trabalho foi e é conduzido em prol dos nossos associados e da valorização dos profissionais da Contabilidade”.
Márcio Massao Shimomoto, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, que no ato representou o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordini, comunicou que a Jucesp também estava completando 133 anos de atuação nesta data. “Nestes 104 anos do Sindicato, a Junta Comercial sempre caminhou junto, e não poderia deixar de ser assim, pois são os profissionais da Contabilidade que levam os empreendedores à junta comercial. Hoje os arquivos da Jucesp estão 100% digitalizados, mas a entrada de documentos ainda é 54% em papel. Estamos fazendo um trabalho para melhorar a prestação de nossos serviços e para isso precisamos do apoio das entidades contábeis e do Sindcont-SP.”
Também a contadora e advogada, Maria Anselma Coscrato dos Santos se pronunciou em nome do presidente do Tribunal de Impostos e Taxas – TIT, Argos Campos Ribeiro, cumprimentando o Sindicato pelos seus 104 anos. “Sabemos os desafios que é manter uma entidade coesa, unida e vencedora. É um esforço conjunto que faz com que todos sejam vitoriosos”, disse.
Título Contabilista Emérito
Instituído pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo em 1969, para agraciar Contabilistas que, por seu trabalho e dedicação, prestaram ou ainda prestam reais e inestimáveis serviços ao Sindicato e à Classe Contábil, o Título Contabilista Emérito 2023 foi concedido ao contador Gildo Freire de Araújo, que prestou grandes serviços à classe e atualmente é presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade – APC.
Para fazer a sua apresentação, justificativa de mérito, foi convidado o presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento que, com muito bom humor e descontração, falou do seu amigo e confrade, tanto sobre a carreira profissional, destacando a sua atuação, como de sua parte humana, suas lutas e conquistas.
“Ao receber esse honroso convite lembrei-me de uma frase de Mahatma Gandhi, a qual definiu muito bem o Gildo: ‘A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.’ Sabemos que assim é o nosso companheiro: forte, estimulador, lutador incansável pelos seus propósitos e ideais. E com essas características ele consegue e conseguiu tudo o que deseja e desejou na vida, e galgou todas as posições sonhadas”, disse Chiomento.
Gildo Freire de Araújo recebeu o Título Contabilista Emérito, bem como o distintivo, das mãos do presidente Claudinei Tonon, do Sindcont-SP, e teve sua foto descerrada na presença do presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento.
Emocionado, o homenageado subiu à tribuna para agradecer o título e comentar sobre a oportunidade que teve de conhecer profissionais gabaritados que o acompanham até hoje. “Essa homenagem dignifica uma conquista profissional e uma satisfação pelo trabalho voluntário realizado. Nessa jornada recebi e continuo recebendo deferência de cada um de vocês que me dedicou a sua atenção, compartilhou conhecimentos e bagagens, me estimulando a continuar desempenhando as atividades galgadas com toda a atenção necessária. E aí é preciso citar a importância do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, bem como a participação dos companheiros Ernesto das Candeias e outros, que tiveram fundamental importância na minha vida”.
Comissão Julgadora:
A escolha do nome de Gildo Freire de Araújo passou pelo crivo de uma Comissão formada pelos seguintes profissionais: Claudinei Tonon: presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; Rosane Pereira: Presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; Geraldo Carlos Lima: Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo na Gestão 2020-2022; Walter Arnaldo Andreoli: Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo nas Gestões 1990-1992 e 1993-1995, Contabilista Emérito de 1996 e Presidente do Conselho Consultivo da Casa na Gestão 2011-2013.
Homenagem a colaborador da Casa do Saber Contábil
Como já se tornou tradição no Sindcont-SP, desde 2014, por ocasião das comemorações do seu aniversário, a Diretoria em exercício escolhe um colaborador para ser homenageado. Neste ano de 2023, a escolhida foi a auxiliar de atendimento Valeska Cristina dos Santos Vilela, que completa 10 anos de Sindcont-SP, a qual recebeu um certificado e uma lembrança das mãos do diretor Administrativo do Sindcont-SP, Nobuya Yomura.
Encerrando as atividades da noite, o presidente Claudinei Tonon agradeceu a presença de todos, cumprimentou, mais uma vez, os homenageados e enfatizou em seu discurso:
”Nos 104 anos da Casa do Saber Contábil os cumprimentos são para os presidentes das gestões anteriores e as suas meritórias diretorias, onde se inclui a atual, pois todos, cada um ao seu tempo, foram verdadeiros baluartes que regaram a terra; e depois, lançaram a semente, que mais tarde, inevitavelmente, deu os seus bons frutos. Parabéns Sindcont-SP pelos seus 104 anos de pioneirismo, lutas e atuação em favor dos profissionais e da classe contábil. E parabéns a todos que construíram sua história de sucesso. Afinal, um aniversário se comemora uma vez por ano, mas a luta, bem sabemos, é diária e constante! ”.
Texto: Lenilde Plá de León
Fotos: Sindcont-SP