O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP deu largada na noite desta terça-feira (23) a 38º edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac.
A maratona de estudos contábil, que acontece em conjunto com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, contou ainda com a parceria do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil.
O evento foi aberto pelo Capelão Reverendo Dr. Gildasio Reis, que representou a chancelaria da instituição de ensino, o presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, e a docente Claudia Vasconcellos, que representou a professora Liliane Cristina Segura, coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Mackenzie.
Com um auditório lotado, com cerca de 100 alunos, os estudantes acompanharam um bate-papo sobre auditoria independente, com os especialistas do Ibracon Jovem, Cleber Fernandes dos Santos e Weverton Zanella Xavier, e uma apresentação do Grupo de Tributos e Obrigações da Casa do Saber Contábil, que falou sobre os riscos de compliance em processos de auditoria tributária, ministrada pelo professor Roberto Biava Junior, e participação de Geraldo Lima, Claudinei Tonon, vice-presidente, Lucio Silva, conselheiro fiscal, Ricardo Watanabe, diretor, e Marina Suzuki, diretora Cultural. A mediação dos trabalhos ficou por conta do professor Davi Jônatas Cunha Araújo.
Abertura
O Capelão do Mackenzie, Dr. Gildasio Reis, abriu as atividades da noite com o momento devocional citando uma passagem bíblica do Apóstolo Paulo, encontrada no versículo um, capítulo seis, do livro de Timóteo que diz “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males – Combatei o bom combate da fé – Não confiai nas riquezas mundanas.”
O trecho bíblico, segundo Reis, é para parafrasear o encontro que mexe com números e dinheiro, devido ao trabalho dos profissionais da contabilidade, na condução dos negócios e por lidar com toda a área financeira, econômica e patrimonial de uma pessoa física ou jurídica, mas, ao mesmo tempo, para lembrar do desapego, cobiça e ambição. “Paulo nos fala para tomarmos cuidado com o dinheiro para ele não nos possuir e não cometermos a avareza e a cobiça”, disse ele, que complementou “que esse evento sirva para encontrarmos novos aprendizados e almejarmos o crescimento de todos”.
Na mesma linha, falou o presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima. No nosso dia a dia de trabalho passarmos por várias situações, como por exemplo, desvio de dinheiro e fraudes, portanto, nós como cientistas dos dados, devemos conduzir os trabalhos diários com ética e disciplina”, frisou Lima, ao indagar os alunos sobre o papel do Sindicato como órgão prestativo do profissional e explicar as atividades oferecidas pela Casa do Saber Contábil “sabemos que a rotina de um profissional é diferente da rotina acadêmica, por isso, ofertamos em parceria com as universidade esse evento para troca de experiências, já que o profissional da contabilidade necessita constantemente se atualizar”.
Já a professora Claudia Vasconcellos falou da parceria com o Sindcont-SP e o papel da oferta de educação continuada “algo que é fundamental para a sociedade, já que trabalhamos para unir a prática com a teoria, no intuito de ofertarmos atividades que englobem e tragam profissionais que atuam no mercado, a fim de promover network e troca de informações. Aproveitem esses três dias de atividades”, comentou.
Debates
As temáticas do primeiro dia do 38º Epac foram conduzidas no primeiro debate da noite com um bate-papo sobre “Auditoria Independente”, explanadas pelos especialistas do Ibracon Jovem, Cleber Fernandes dos Santos e Weverton Zanella Xavier, com a moderação do professor Davi Jônatas Cunha Araújo.
Na abordagem, os contadores apresentaram a função de um auditor, bem como os trabalho que são executados por estes profissionais e o papel da auditoria 4.0, na construção de uma carreira de sucesso no futuro. “O futuro da auditoria, e como ela deve se adaptar às mudanças nas demandas dos stakeholders, só cresceu em importância à medida que o ecossistema de relatórios financeiros considera como municiar informações que forneçam insights para empresas e investidores”, apontaram eles, ao demonstrar uma pesquisa feita pelo Deloitte Global Audit Value Pulse Survey, em dezembro de 2020, com 351 profissionais do mundo inteiro, para esclarecer uma série de tópicos relacionados à auditoria.
De acordo com a análise, 95% acreditam que a auditoria deve fornecer valor adicional além de um relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras.
Na oportunidade, Fernandes e Xavier também falaram dos trabalhos e atuações do Instituto e do Ibracon Jovem no fortalecimento a profissão, a carreira na auditoria e interação institucional.
Em um segundo momento do evento, foi realizada uma atividade do Grupo de Tributos e Obrigações do Sindcont-SP que abordou uma palestra sobre “SPED Fiscal e Contábil: riscos de compliance em processos de auditoria tributária”, conduzida pelo professor do Mackenzie Roberto Biava Junior, e moderação da diretora Cultural e coordenadora do Grupo de Tributos e Obrigações da Casa do Saber Contábil, Marina Kazue Tanoue Suzuki.
Na explanação, Biava tratou sobre a atuação do Fisco como usuário da informação contábil, os impactos do SPED em relação aos custos de conformidade tributária, os riscos de compliance em processos de auditoria tributária e a informatização das informações contábeis e fiscais e seus impactos no lançamento tributário.
“Os profissionais do mercado contábil devem refletir sobre as principais oportunidades e riscos em face dos impactos tecnológicos trazidos pelo SPED para as empresas e para os Fiscos no processo de auditoria tributária, já as instituições de ensino sobre a informatização das informações contábeis e fiscais (SPED Contábil e Fiscal) e seus possíveis impactos nos custos de conformidade das empresas e no grau de riscos fiscais assumidos pelas empresas”, explicou.
Ao final dos debates, os palestrantes receberam certificados de participação no 38º Epac. E os alunos participaram de sorteios oferecidos pelo Sindcont-SP e o Ibracon. Acompanharam ainda o evento associados da Casa do Saber Contábil e o conselheiro Fiscal Edmundo José dos Santos.
A programação continua até quinta-feira, com transmissão ao vivo no canal do Sindcont-SP no YouTube. Acompanhe e participe.
O evento é um patrocínio Diamante da BDO Brazil e patrocínio Bronze da KPMG e do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC.