O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizam de 9 a 11 de outubro, o 45º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – EPAC, em formato híbrido, com transmissão na TV Mackenzie.
Serão três noites de evento, de temas importantes e atuais para o desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais de estudantes e profissionais de ciências contábeis.
A abertura do encontro aconteceu ontem (09/10) no auditório da Escola Americana, para cerca de 80 alunos do curso de Ciências Contábeis do Mackenzie.
O encontro foi aberto pelo Capelão Reverendo Doutor Gildasio Reis, da instituição de ensino, que iniciou com o momento devocional, citando alguns princípios da bíblia que tratam da relação com o dinheiro “como o evento diz respeito a contabilidade, é importante lembrarmos que o livro sagrado tem diversos relatos sobre controles contábeis e, nisso, percebemos que a bíblia trata muito sobre dinheiro que, na maioria das vezes, traz um alerta sobre o perigo que ele representa para as nossas relações, mas, quando falamos de bíblia e dinheiro, é importante termos em mente que o evangelho trata muito além de simplesmente falar do nosso ingresso na eternidade e na vida após a morte, mas, vale ressaltar que o livro aborda muito mais que isso, até mesmo com as questões do dia a dia e das nossas finanças”, explicou ele.
Em seguida, o professor doutor e coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Mackenzie, Marcelo Daniel Araujo Ermel, deu as boas-vindas aos graduandos e falou da sua satisfação de sediar o encontro em parceria com o Sindcont-SP, na oportunidade de oferecer novas visões e oportunidade de atualização aos alunos.
Já o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, destacou a tradição da entidade que busca constantemente trabalhar em prol do desenvolvimento profissional dos contadores “a nossa luta é voltada para educação continuada da nossa classe”, disse o líder setorial, ao falar do papel da entidade na valorização da categoria e oferta de serviços e benefícios aos associados.
Após os discursos, a mesa de trabalho do evento foi formada pelo professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis, Marcelo Daniel Araujo Ermel, pelo presidente Claudinei Tonon, pela presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, Rosane Pereira, e pela diretora e vice-diretora de Educação Continuada do Sindcont-SP, Marina Suzuki e Ana Maria Costa, respectivamente.
Debate de abertura
O debate de abertura do 45º Epac foi sobre o tema “Tech Skills of the Controller”, explanado pelo Senior Manager da TO. Brasil, Ricardo de Siqueira Ornelas, e moderação do professor doutor, Adilson Carlos Yoshikumi, coordenador do Grupo de Pesquisa TAMAF – Technology and Analysis in Management, Accounting, and Finance do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão do Mackenzie.
Carlos abriu a apresentação contextualizando sobre como o mercado se impõe nos dias atuais sobre os executivos contábeis e de que maneira a tecnologia pode alavancar o business partner, acrescentando e agregando valor ao profissional, bem como estruturar uma gestão de desempenho corporativo que possibilite planejar vários cenários e novo metódos “a tecnologia pode nos ajudar a lidar com as tubulações da área contábil e do dia a dia”, frisou.
Logo após, o palestrante Ricardo Ornelas compartilhou suas experiências e vivências, apontando os avanços tecnológicos nos últimos anos, em especial, no olhar do Mackenzie, que sempre esteve à frente na questão tecnológica, de acordo com ele. “Nesse início de apresentação, vamos demonstrar situações de processos de fechamento mensal, consolidação societária e divulgação, situações essas, onde o bussiness partner ou propriamente o controller, não tem a tecnologia de ponta a seu favor”.
Em outro momento, o especialista pontuou sobre as habilidades técnicas de um controller, o que faz um consultor de tecnologia, demonstrando as oportunidades, perfis e beneficios da carreira de um business partner e também sobre enterprise performance management, que traz um conjunto de sistemas que permite as empresas automatizar o processo de fechamento contábil e criar fluxo de processo para garantir qu o fechamento contábil seja feito de forma ordenada.
Por fim, ele discorreu sobre as principais competências técnicas e interpessoais necessárias aos estudantes e profissionais de ciências contábeis, frisando que a tecnologia é mais uma possibilidade de oportunidades para os contadores.
Após os debates, o Sindcont-SP sorteou aos participantes um curso e livros de 100 anos da entidade e o Manual do Contabilista Moderno, além de entregar um certificado de participação ao palestrante da T.O. Brasil.
O 45º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – EPAC continua nesse terça-feira, 10 de outubro, com uma palestra sobre “Tecnologia em Tributos – RPA aplicada a governança tributária das empresas”, que será explanado por Matheus Simões, e moderação do professor e doutor Roberto Biava Junior.
O evento acontece de forma híbrida, transmitido ao vivo na TV Mackenzie: https://bit.ly/3LVvuF8.
A atividade conta o patrocínio da BDO Brazil, Trevisan Escola de Negócios e Sicredi e apoio da T.O. Brasil.