
Encontro final das Entidades Congraçadas destaca avanços e compromissos para 2026
5 de dezembro de 2025
Entrevista: Alexandre Sanches Garcia, presidente da Academia Paulista de Contabilidade
10 de dezembro de 2025As Entidades Congraçadas ganharam destaque nesta semana com a participação em uma importante agenda com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. O encontro reuniu lideranças do setor para tratar de temas essenciais ao ambiente de negócios, à gestão pública e ao desenvolvimento econômico da capital e do Estado.
A reunião, articulada pela vereadora Edir Sales, contou com a presença do presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, além de representantes das principais entidades da contabilidade paulista. Entre os assuntos debatidos, estiveram os impactos da Reforma Tributária para profissionais, empresas e administração pública; a modernização das ações municipais; a importância da Contabilidade como vetor estratégico de desenvolvimento; a celebração dos 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal; e pleitos voltados à desburocratização e melhoria do ambiente de negócios.
No encontro, o presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Souza Santos, reiterou a necessidade de solução para o desenquadramento injusto de sociedades uniprofissionais do ISS fixo, enfatizando que o bom contribuinte precisa ser reconhecido e o mau contribuinte responsabilizado. A pauta reforçou a urgência de ajustes que garantam segurança jurídica e favoreçam o crescimento sustentável das organizações.
A presença do Sindcont-SP teve papel especialmente relevante, representado por José Roberto dos Anjos, atual vice-presidente eleito e que assumirá a presidência da entidade no triênio 2026–2028. Sua atuação reafirmou o compromisso do Sindcont-SP com o diálogo institucional, a defesa do profissional da contabilidade e a construção de políticas públicas que favoreçam a competitividade, a simplificação de processos e o fortalecimento da categoria. A participação de José Roberto evidencia a continuidade de uma gestão alinhada aos interesses da classe e dedicada a ampliar a representatividade do Sindicato nos espaços decisórios.
Também participaram das agendas os secretários municipais Luis Felipe Vidal Arellano (Fazenda), Enrico Misasi (Casa Civil) e Rodrigo Goulart (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), além de lideranças da contabilidade como Alexandre Garcia (APC), Viviane Bauer (Ibracon 5ª Seção Regional), Gildo Araújo (Anefac), Francisco Ernane (ACMSP) e José Vanderlei Masson (Apejesp).
O conjunto das discussões reforça a unidade das entidades contábeis e seu protagonismo na defesa de condições mais justas, modernas e eficientes para empreendedores, profissionais e para toda a cadeia produtiva da cidade.




