O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP promoveu nessa segunda-feira, 23 de outubro, o lançamento do Grupo de Estudos de Tecnologia e Inovação, bem como a abertura da Semana da Saúde, que acontece até a próxima quinta-feira (26) em conjunto com os demais grupos e Centro de Estudos.
A atividade é realizada em formato virtual, com transmissão no canal do Sindcont-SP no YouTube (https://www.youtube.com/@SINDCONTSP).
Na abertura do evento, o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, falou da importância da criação desse novo grupo que surge da necessidade de aperfeiçoamento do profissional, mediante a revolução tecnológica, “em especial para nossa área, que vem sendo bastante impactada, portanto, a ideia em instituir esse grupo é justamente para estudarmos e conhecermos melhor essas novas ferramentas, além de proporcionar novos aprendizados, a fim de nos conectarmos com as novas tendências do mercado e do mundo dos negócios”, explicou Tonon, ao lembrar ainda que a Semana da Saúde trará, nessa edição, “diversos temas, com assuntos mais amplos e diversos, justamente para chamar atenção da importância do preparo de estarmos com a saúde em dia para podermos desempenhar e desenvolver bem as nossas funções”.
Já o vice-presidente, José Roberto dos Anjos, que coordenará o Grupo de Tecnologia e Inovação, destacou que serão realizados diversos debates para ajudar os profissionais da contabilidade a entender melhor essa área, além de contribuir na otimização das rotinas “teremos a participação de diversos convidados que trabalham nesse meio, que proporcionarão grandes oportunidades e novas visões”, frisou ele.
O encontro contou ainda com a participação da diretora e vice-diretora de Educação Continuada, Marina Suzuki e Ana Maria Costa, o conselheiro Fiscal, Edmundo José dos Santos, os coordenadores do grupo de IFRS e Gestão Contábil, Rodrigo Januário e Aparecido Diniz de Moraes, entre outros convidados e associados.
Ortopedia e Traumatologia
Com intuito de promover a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar físico e mental, a Semana da Saúde no Sindcont-SP iniciou com uma temática apresentada pelo doutor e especialista em ortopedia e traumatologia, João de Oliveira Camargo Neto, que trouxe dicas e orientações para melhorar o desempenho e evitar o surgimento de lesões.
“Essa iniciativa do Sindcont-SP é muito salutar, pois a programação vem ao encontro com a nossa realidade atual, por passamos por um processo recente de mudanças de hábitos em que estamos mais dentro dos escritórios e em frente aos computadores, mais sentados, realizando reuniões virtuais e isso trouxe uma mudança de hábito que infelizmente acarretou e acarreta ainda em alguns problemas que lidaremos em uma realidade mais próxima”, explicou o médico.
Em sua explanação, Neto ainda conduziu um apanhado sobre as doenças ocupacionais de um modo geral, principalmente as que estão relacionadas direta ou indiretamente a tecnologia e inovação, “são aquelas pessoas que costumam trabalhar atrás dos computadores ou na maior parte do tempo sentados ou em pé, criando hábitos que a gente precisa tentar entender, conhecer o nosso corpo e saber que tem uma relação direta com a medicina ocupacional”.
O especialista ainda complementou falando sobre a programação do evento, que abordará também sobre exercícios físicos e alimentação saudável “não dar para a gente fazer esse apanhado, sem colocar um conceito importante nas prevenções e no tratamento dessas lesões, que muito nos afetam que é a atividade física versus o sedentarismo, então, as dores mais comuns que nós observamos na medicina ocupacional relacionada a falta de exercícios físicos, não são nem sempre nos joelhos, mas sim, na região dorsal, lombar e costas, aonde temos um índice muito alto de pessoas que trabalham com computadores, em home office, na área de tecnologia e sentem muitas dores por conta do stress, da carga horária, da mesma posição por muito tempo, entre outras queixas que percebemos que grande parte desse público são sedentários ou que praticam poucas atividades físicas”.
Ao responder as dúvidas dos participantes, em especial do associado, diretor e vice-presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, Denis de Mendonça, João Camargo indagou “se você tiver que escolher uma atividade física para fazer na sua vida pós os 50 anos, essa sem dúvida seria a musculação”.
Após apresentação, o médico recebeu um certificado de participação.
Tecnologia e Inovação
Após a abertura da Semana da Saúde, iniciou a palestra “Tecnologia como aliada a Contabilidade”, apresentada por Jorge Cysne, sócio e diretor Executivo do Mercado Contábil na Fortes Tecnologia.
Em sua dinâmica, o convidado pautou a desmistificação da tecnologia como algo inalcançável ou difícil de se entender e aproveitou para parabenizar o Sindcont-SP pela criação do grupo que vem, segundo ele, “para ajudar na dificuldade encontrada, até mesmo em outras localidades ou quando trocamos ideias com outros profissionais, de se entender a tecnologia, em que vamos falar de uma forma mais ampla e abrangente, de uma maneira que consigamos olhar para a contabilidade de uma forma mais total, a fim de apresentarmos o contexto atual, desafios e oportunidades e tendências”, descreveu.
Jorge ainda apresentou a Fortes Tecnologia, que é uma empresa cearense de desenvolvimento de software com mais de 30 anos de experiência.
A velocidade da transformação digital está modificando o modelo de negócios, afirmou o diretor executivo, ao lincar esse movimento aquelas empresas que buscam se informatizar ou que utilizam sistemas e mecanismos de tecnologia para seus trabalhos “essa realidade vem modificando os negócios e esse processo ocorre em todas as áreas e, na contabilidade, não é diferente”, exemplificou ele.
Sobre o contexto atual, o palestrante frisou os desafios do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e do compliance em geral. “É importante as empresas de software conhecerem bem esse mundo para ajudar os contadores nessa tarefa árdua que é fazer esse link entre as empresas e contribuintes e o governo”, continuou “não é fácil e conhecemos bem essa realidade e desse emaranhado de obrigações, pois fazer contabilidade no Brasil não é nada fácil, mas a visão é de unirmos forças com os nossos clientes”.
Com o advento dessa transformação digital, o contador precisou ter um olhar mais amplo, ou seja, uma visão sistêmica dentro da realidade da sua empresa, e não olhar apenas para obrigações, mas entender essa amplitude que envolve a questão da tecnologia que não é fim e, sim, meio, na percepção de entender como será utilizado esse fato ao seu favor. Na cadeia de valor da organização, a tecnologia na transformação digital atrai, converte, entrega, suporta e se relaciona, juntamente em apoio as áreas de RH, TI, estratégia, branding, sócios, admirativos, financeiros, entre outras, podenderou Jorge.
Por fim, o sócio de mercado da Fortes falou de ‘Big Data’ e do uso de robôs e inteligência artificial nas empresas como forma de automação. “Tudo isso cabe muito estudo ainda devido à complexidade, mas está alheio ao segmento contábil e que deve ser utilizado, mas ainda com um pouco de cuidados”, finalizou o palestrante, com uma reflexão do empresário Vicente Sevilha, que diz “a tecnologia por si mesma, não é o verdadeiro disruptor. Não entender o cliente é a maior ameaça para qualquer negócio”.
Muitas questões e dúvidas foram respondidas após explanação de Jorge Cysne, que também ganhou um certificado de participação.
A Semana da Saúde continua nessa terça-feira (24) com uma apresentação sobre “Os benefícios da atividade física para a saúde mental”, com Elis Reche, graduada em Educação Física e especialidade em reeducação do movimento, musculação para mulheres, atividade física, saúde da coluna vertebral e condicionamento físico aquático. E em seguida, com um debate do Grupo de Tributos e Obrigações, que traz as atualizações fiscais e tributárias: EFD-Reinf, ICMS e as notícias da semana.