
Presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, participa do lançamento do programa “Conecta Talentos”, iniciativa que impulsiona o desenvolvimento profissional na contabilidade
11 de novembro de 2025
Entrevista com Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo
14 de novembro de 2025O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP esteve presente na cerimônia comemorativa dos 73 anos da Academia Paulista de Contabilidade (APC), realizada nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).
O evento, que também celebrou os 14 anos de instalação da APC, foi marcado pela posse de dez novos acadêmicos, ampliando para 80 o número de imortais que integram o seleto grupo de profissionais que representam o legado da Contabilidade paulista.
O Sindcont-SP foi representado pelo presidente Claudinei Tonon, acompanhado do vice-presidente José Roberto Soares e da vice-diretora de Educação Continuada, Ana Maria Costa, que prestigiaram o encontro em nome da entidade. A presença das lideranças do Sindicato reforçou o compromisso da instituição com a valorização da classe contábil e com o fortalecimento dos espaços de fomento ao conhecimento técnico e científico na área.
A solenidade foi conduzida pela acadêmica Eliane Aparecida Maia e presidida por Alexandre Sanches Garcia, que recepcionou as principais lideranças contábeis do Estado, entre elas o presidente do Crc-SP, João Carlos Castilho Garcia; presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Antonio Carlos Santos, acompanhado de sua diretoria; a presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon 5ª Seção Regional, Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, que falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, José Heleno Mariano, que é acadêmico; bem como os demais ilustres imortais, que compõem a Agremiação.
Durante o evento, foram empossados novos acadêmicos, entre eles nomes de destaque do cenário contábil nacional
- Benecdito David Filho – Cadeira de nº 75, que tem como Patrono o contador José Ferraz de Siqueira Sobrinho;
- Cecília Moraes Santostaso Geron – Cadeira de nº 71, que tem como Patrono o professor Edison Castilho;
- Charles Krieck – Cadeira de nº 4, que tem como Patrono o contador Henrique Dante D’Áuria;
- Fernando de Almeida Santos – Cadeira de nº 74, que tem como Patrono Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi;
- João Carlos Castilho Garciam – Cadeira de nº 77, que tem como Patrono o contador Márcio Martins Villas;
- Liliane Cristina Segura – Cadeira de nº 73, que tem como Patrono o contador Mauro Fernando Gallo;
- Mara Jane Contrera Malacrida – Cadeira de nº 72, que tem como Patrono o contador Ernesto Rubens Gelbcke;
- Paschoal Rizzi Naddeo – Cadeira de nº 2, que tem como Patrono o contador Frederico Hermann Júnior;
- Reynaldo Lima Júnior – Cadeira de nº 78, que tem como Patrono Adauto César de Castro;
- Sebastian Yoshizato Soares – Cadeira de nº 76, que tem como Patrono o contador José Ismar da Fonseca.
Após o juramento solene, o acadêmico, Paschoal Rizzi Naddeo, se pronunciou em nome dos demais acadêmicos empossados com os seguintes dizeres:
“Cada um de nós trilhou caminhos diferentes, mas movidos por um próposito comum: o de servir a sociedade por meio da Contabilidade. Ser recebido pela Academia Paulista de Contabilidade é mais do que uma honra – é uma responsabilidade. É o reconhecimento de um percurso, mas também é o início de uma nova jornada. Aqui somos chamados a representar a profissão, a preservar sua história, estimular o pensamento científico e inspirar as novas gerações de profissionais contábeis”, afirmou.
Além da posse, o presidente da APC Alexandre Sanches Garcia e a vice-presidente, Angela Zechinelli Alonso apresentaram um balanço das atividades realizadas em 2025, com destaque para os programas “Mercado em Foco”, “Conexões Acadêmicas”, “Educação em Debate” e “Temas Emergentes”, voltados à difusão do conhecimento técnico e científico da área contábil.
O presidente Alexandre Sanches Garcia fez o encerramento da cerimônia solene, agradecendo ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP pela parceria e cessão do espaço, e deu as boas-vindas aos novos acadêmicos, convidando-os a se engajarem de imediato nas ações da Academia.
O Sindcont-SP reafirma sua parceria e apoio às instituições que, como a Academia Paulista de Contabilidade, preservam a memória e promovem o desenvolvimento contínuo da profissão contábil. A presença de suas lideranças no evento reforça o protagonismo da entidade nas iniciativas voltadas à educação, ética e valorização do profissional da Contabilidade.




