Prezados associados, gostaríamos de alertar que temos recebido relatos de empresários contábeis que identificaram alterações nas contas correntes fiscais da Receita Federal do Brasil (RFB) de seus clientes, as quais não foram autorizadas pelo representante legal ou pelo procurador.
Essas alterações representam mudanças significativas nas receitas das empresas, resultando em créditos tributários que estão sendo solicitados para restituição em contas que não pertencem às empresas, mesmo que tenham sido criadas indevidamente com o mesmo nome e CNPJ. Essas modificações têm causado sérios problemas para as empresas de Contabilidade, exigindo um monitoramento diário para corrigir tais fraudes.
O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont-SP tem encaminhado todos os casos recebidos para a Superintendência da 8ª Região, da Receita Federal, que se comprometeu a tomar as medidas necessárias para investigar e apurar as ocorrências.
Recomendamos que as empresas de serviços contábeis monitorem com maior frequência a conta corrente de seus clientes como medida de precaução. Essa vigilância pode evitar prejuízos futuros tanto para os contribuintes quanto para as empresas contábeis.
Além disso, caso detectem qualquer irregularidade ou fraude, recomendamos que registrem um Boletim de Ocorrência e, se possível, nos encaminhem a documentação, para que possamos repassar as informações à Receita Federal (ouvidoria@sindcontsp.org.br).
Mantemos uma comunicação regular com a Administração Tributária e divulgaremos oficialmente qualquer retorno que recebermos para os nossos associados.
Contem sempre com o Sindcont-SP.