Na última quarta-feira, 8 de outubro, o Sescon-SP sediou uma reunião do Grupo de Trabalho formado pelas entidades contábeis e do empreendedorismo e pela Receita Federal em São Paulo. O encontro abordou temas voltados ao fortalecimento da relação fisco-contribuinte, com destaque para os impactos e desdobramentos da Reforma Tributária.
O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP foi representado pelo diretor Denis de Mendonça, que acompanhou as discussões e destacou a importância da integração entre as entidades contábeis e a Receita Federal. “O diálogo permanente é fundamental para que os profissionais da contabilidade estejam preparados para as mudanças trazidas pela Reforma Tributária e possam orientar adequadamente as empresas nesse processo de transição”, afirmou o dirigente.
Durante a reunião, o delegado da RFB em Piracicaba, Antônio José Furlan, ressaltou o caráter produtivo do Grupo de Trabalho, que vem apresentando bons resultados. Ele enfatizou que o desafio da Reforma Tributária exige esforço conjunto e reforçou que a Receita e as entidades atuarão lado a lado para apoiar os contribuintes por meio de treinamentos, eventos e outras iniciativas.
O encontro foi conduzido pelo Vice-Presidente Institucional do Sescon-SP, Jorge Segeti, que reforçou o papel estratégico da classe contábil no suporte às empresas durante o período pré-reforma e na longa fase de transição, assegurando conformidade e segurança nas novas regras.
Outro ponto de destaque foi a apresentação de Marcos Gregório Borges, gestor de Projetos em Cidadania Fiscal, com o tema “Imposto de Renda a serviço da cidadania”, que evidenciou o papel do contador como agente multiplicador de informações e promotor da correta destinação do IR.
Em resposta às demandas apresentadas, representantes da Receita Federal informaram sobre medidas recentes, como a eliminação de entraves e a prorrogação do prazo para a declaração das quotas de IRPJ e CSLL do 4º trimestre, facilitando o cumprimento das obrigações pelos contribuintes.
Além do Sindcont-SP, participaram da reunião representantes do CRCSP, Ibracon, Sebrae-SP, ABLOS, Sescon-SP e Aescon-SP, além do delegado adjunto Marcos Vinícius Beltrame e do analista-tributário Márcio Hetsheimer, da Receita Federal.